Salve Galera , VAMOS A MAIS UM REVIEW TÉCNICO DA NOVA CAENAN DA SHIMANO

Faço manutenção e custom nela pelo menos 1 vez por semana e resolví depois de algum tempo fazer o tão merecido review sobre ela ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .

Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim  as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .

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Mas vamos ao que interessa de fato , a caenan nova vale a pena?

É  igual a sua antecessora?

Vale o que custa?

É uma carretilha feita para puxar peixes um pouco maiores ? acima de 4 ou 5 kg ?

Pode ser usada no mar , mangue ou costeira?

 

 

 

 

 

A nova caenan vem com o tamanho de 150 (lado direito ) ou 151 (lado esquerdo) e a sua antecessora vinha com o tamanho 100 ,ganhou uma atualização completa externamente (somente mantem o nome) ,mas sinceramente na mão são do mesmo tamanho , mas vamos as especs de ambas:

  • Modelos: 150 HG (direita) ou 151 (esquerda);
  • Recolhimento: 7.2:1 para o modelo 150 HG (aproximadamente 76 cm por volta)
  • 6.3:1 para o modelo 151 (aproximadamente 67cm por volta)
  • Rolamentos: 4 BB + 1 de rolete
  • Drag: 11lb ou 5kg;
  • Carretel: Shimano Stable Spool 3D ou S3D;
  • Peso: 205g
  • Capacidade de Linha: Modelo Power Pro 20lb = 137,16m
  • 30lb = 123,44m
  • 40lb = 96,01m
  • Modelo Nylon  10lb = 109,72m
  • 12lb = 100,58m
  • 14lb = 82,29m.

caenan modelo 101 ou 100:

Modelo: Caenan 100 / 101
N° de rolamentos: 6+1 (rol. em aço inox)
Material do corpo: Grafite
Material do carretel: Lo-Mass® Drilled Spool (Alumínio alíviado)
Velocidade de recolhimento: 6.5:1
Capacidade de linha: 0,30mm / 100m
Sistema de freio: VBS®
Peso:  205g

Portanto em comparação com os 2 modelos o novo e o antigo:

Peguei a imagem do meu amigo Romulo da MG PESCA ,propositalmente , mas como estava falando em relação aos tamanhos a capacidade de linha é a mesma , o tamanho também , sinceramente não vejo aonde a shimano encontra essas diferenças.

Ela ficou mais bonita sim mudaram as cores  atualizaram o corpo e tampas e vamos a desmontagem:

 

 

 

Como vimos nas comparações acima a caenan nova perdeu 1 rolamento .

Na desmontagem da manivela as peças são exatamente as mesmas da sua antecessora  a estrela ganhou um preto fosco , a manivela recebeu knobs chatos contra os arredondados a manivela ganhou uma pequena inclinação , o que deixa a posição de trabalho , regulagem e recolhimento mais confortável , outra coisa importante o material é bem mais espesso tb  o que transmite uma segurança maior , realmente a manivela antiga das shimano no geral  são bem ruins , os knobs infelizmente possuem o mesmo material de todas elas e vai derreter com o tempo.

 

A sua tampa lateral  ,para ser removida tem que ser girada , isso traz segurança na hora do destrave , porém nem tudo são flores , pois a caenan assim como a irmã mais velha não oferece regulagem de freio externa e sim interna.

A sua irmã mais velha possuia o charmoso sistema de giro da tampa , porém agora ela é móvel e com regulagem interna , pois é , prevejo perdas de tampas em pouco tempo.

 

Aqui foto do sistema de freio FIXO  carretel 3ds exatamente igual ao da curado 200 , sistema muito bom , porém poderia vir com 6 sapatas .

 

Finalmente uma boa noticia , o eixo do carretel é em aço , mais pesado , porém menos suscetível a torções e enpenamentos devido as famosas freadas com o dedão (FAMOSO FREIO DIGITAL , KKKKK).

 

 

Imagem do corpo , provavemente a shimano iria colocar o terceiro rolamento como na irmão mais velha , mas mudou de idéia , ele pode ser colocado lá , tem espaço.

 

Essa é uma imagem recorrente da shimano , tenho falado por inúmeras vezes desses parafusos auto atarraxantes  , não custava nada ela colocar sedes metálicas e parafusos com rosca maquina.

O acabamento fica dessa maneira  , realmente uma pena , vejo muitas marcas no mercado aplicando esse sistema que falei acima e custam uma fração do valor dessa carretilha.

O pinhão é apoiado por 1 rolamento a a outra ponta diretamente na sede do rolamento (corpo) ela é exatamente como o sistema antigo , funciona bem , mas claro que poderia ter o pinhão apoiado por 2 rolamentos , do mais rolamento comum ,caps em alumínio com pressão de mola (isso faz toda a diferença) , ela fica bem mais difícil de perder.

Fricção , outro caso a parte , a shimano nem os discos de dartanium colocou nessa carretilha  , esse material amarelado acima é um tecido (não tem nome) com resina .

A principio funciona bem (drag de 4 a 5 kg).

Mas se usado em água salgada , ele encharca e retem a água e o sal contido nela , resultado , corrosão na coroa e outros internos.

Portanto ELA NÃO É PARA SER USADA NO SAL OU MANGUE !!!!!

para que isso aconteça deverá ser feita algumas mods , MAS CALMA GENTE , TEM SURPRESAS ABAIXO !!!!!!

O conjunto motriz é de latão (ponto positivo) aguenta bem mais que os de alumínio.

A tampa é metálica , aliás a shimano só usa alumínio nas carretas consideradas de ponta , ela está muito atrasada em relação as marcas atuais aqui no Brasil e por aí afora tb.

Nesse caso a caenan é de 6,3/1 de velocidade , mas ela ganhou uma versão hg de 7,2 ./1 tb

O sistema de anitreverso é de micro roletes , excelente notícia , aliás a shimano usa esse sistema há alguns anos já.

Essa aqui é uma puxadora de zaras !!!!!

Torre em latão com parafusos auto atarraxantes , rolamento comum , aliás cabe aqui falar que ela possui todos os rolamentos do tipo comuns.

 

 

Internos de desarme padrão shimano , esse sistema é bem consistente , não dá defeitos ,foi aprimorado para fazer o desarme no botão apenas , do mais é um projeto de pelo menos 20 anos , desde as bantam , isso traz uma confiança e credibilidade ao sistema.

Realmente nessa parte a shimano é impecável.

 

MASSSSSSSS , sim SRS . aqui cabe a minha sincera e profunda decepção com o projeto.

O sistema de devaneador não só dessa mas como da CURADO 70 (SIM SRS ) A CURADO 70 possui o eixo do sem fim em PASMEM : PLASTICO !!!

Já havia falado anteriormente a respeito disso na aldebaran ( eles colocaram unha de plastico) e claro mataram a carretilha.

Agora eles me colocam o sem fim de plastico.

Aí é sacanagem com a turma , enquanto a abu garcia faz em titânio , a quantum faz em cerâmica , a shimano faz em plastico e falo para vcs , é recorrente , somente hj ví 2 vezes.

PARA QUEM NÃO QUISER ACREDITAR OLHA DE NOVO.

Inclusive é possível upgrade de rolamentos nesse sem fim , e na manivela acrescentando 5 rolamentos .

 

Foto dos 5 rolamentos da carretilha corpo (apoio do pinhão) tampa lateral fo freio , torre de manivela e 2 (antireverso e ao lado) apoio do carretel.

Todos do tipo comum semabsolutamente nenhuma espec de abec.

Pois é galera é isso , responde as perguntas acima :

Vale a pena?

Se vc quer uma shimano ,sim , se vc possui alguma ,não

Se vc já pesca , vai se decepcionar com ela pois não vejo essa carreta pescando por muito tempo sem apresentar problemas no AM.

É  igual a sua antecessora?

Não , a caenan 100 possui 1 rolamento a mais no carretel , o que confere um reforço de estrutura melhor , fora isso possui o devaneador em metal (latão cromado) , isso faz da antiga bem mais confiável.

Vale o que custa?

Essa nova custa 650,00 , eu sinceramente não compraria ela por esse valor , existem carretilhas com custo benefício bem melhores que ela

É uma carretilha feita para puxar peixes um pouco maiores ? acima de 4 ou 5 kg ?

Evidente que não , pode acontecer de puxar alguns peixes desse tamanho , mas vai acontecer de abreviar a vida útil delas

Pode ser usada no mar , mangue ou costeira?

Eu sinceramente não aconselho , por conta dos rolamentos e fricção dela , mas claro que cada um sabe o que faz.

Enfim , quero deixar claro que não sou patrocinado por ninguém e a minha opinião é baseada em fatores técnicos e não por emoções e marcas , abraços a todos , espero ter ajudado .

Estou com o revire da VENATOR LITE PRONTO TB PARA VCS  !!!

ABRAÇOS !!!!!!!!

 

Review técnico da nova shimano caenan por EDUARDO CHEDID / LDS Tuning

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