Achei no mínimo interessante a ideia do Toninho e a preocupação dele com as peças sumax , pois de algum tempo pra cá tenho feito manutenções e recuperação de uma série de peças sumax ( molinetes e carretilhas).
Outro fator importante essa mesma carretilha que foi feito o review abaixo ,foi enviada para o MARCELO PIRES (PESCA VERDADE) , e sairá uma matéria sobre ela na revista PESCA ESPORTIVA , MÊS DE ABRIL ,
Deixando bem claro que ela foi desmontada , mesmo nova , limpa por cavitação , refeita a lubrificação, ajustes , alívios , mas em momento nenhum foi trocada peça , então a custom dela usa EXATAMENTE AS PEÇAS ORIGINAIS.
O ganho considerável em performance foi pela custom mesmo , e afirmo aumentou em mais de 30% em relação a uma saída da caixa.
As perguntas a serem feitas :
Ela vale a pena?
O custo benefício é bom ?
Existe no mercado compatível com ela ?
O preço é justo ?
Ou será mais uma de muitas outras no mercado?
Bom vamos as respostas :
CARACTERÍSTICAS PELO FABRICANTE :
Modelo Rolamentos Peso Velocidade Capacidade de linha Freio/Drag Carretel Sistema de Freio
SM-13000R 12+1 7.5 oz/215g 7.1:1 (mm/m): 0.285mm/150m, 0.33/10 16.5lbs/7.5 kg Aluminio Usinado Centrifugo e Magnetico
Fotos:
Carretilha muito bonita com pintura em camaleão cromada 3 tons , manivela em carbono , chama realmente a atenção , mas vamos ao desmonte dela :
Manivela em carbono com knobs em alumínio , , realmente deixa ela mais leve , pois ela já possui de fábrica 215 gramas , senão ficaria bem mais pesada.
Os knobs em alumínio são bonitos , mas fica por aí , pois a pegada deles fica prejudicada quando molhados e são muito estreitos.
Outra coisa importante eles possuem 3 rolamentos dentro de cada knob em um total de 6 rolamentos , um exagero , se a carretilha possui 13 rolamentos , praticamente metade estão nos knobs , pra que ????
Outro fator , manivela reta , pra quem gosta da estrela mais afastada do corpo da carretilha aí está , fica a critério de cada um.
Ela oferece click na estrela e na caps da sintonia fina , isso é muito positivo pois a regulagem da sintonia fina fica bem mais precisa.
Sistema de click convencional , sem muita frescura e funcional.
Aqui o famoso e polêmico sistema de drag da sumax , aonde uns defendem e outros não , essa carretilha tem sistema multidisco em amianto :
São 6 discos mais o contradisco inferior , então nesse caso sim ela atinge os 7 kg de drag , mas vamos deixar claro que um drag alto desses pode afetar qualquer carretilha . outra consideração importante , pode ser subsituído pelos carbontex e vai aumentar ainda mais o drag.
Na foto acima o antireverso ,do tipo convencional , um de micro roletes cairia melhor tirando a pequena folga da manivela.
Os parafusos alto atarrachantes característica de carretilhas com corpo plástico / carbono .
Uma foto mais aproximada do antireverso:
Aqui o conjunto motriz dela :
Sistema comum , não apoiado por rolamentos característica de muitas carretilhas de mercado , bem que poderia ter o pinhão apoiado né.
Aqui a parte do devaneador de linha :
essa parte me deixou bastante contente , pois além de possuir 2 rolamentos internos deixa mais macio e evidente que mais suscetível a corrosão , possui a sede do sem fim , o sem fim e tampa em metal , ( a maioria tem usado em plástico com exceção do sem fim) , isso é característica das carretas sumax , as orion possuem sistema igual .
Os rolamentos dessa carretilha (TODOS) são rolamentos comuns , não tem tratamento de marinização e não possuem precisão abec, e nem poderiam pois se trata de uma carretilha de baixo custo .
Aqui uma foto das tampas internas , todas em plástico / carbono :
Consideração importante:
Essa carretilha lembra muito as abu garcia ,o desenho delas , e a ergonomia, ela é baixa e larga , eu já havia dito isso anteriormente , o tamanho dela é 150 de acordo com a média de mercado e o carretel fundo oferece uma capacidade de linha muito boa.
Carretilha tamanho 150 com boa capacidade de linha : peixes maiores , ela lembra a brisa antiga , ou excelente para os tambas em pesqueiros , uma modalidade que está conquistando cada vez mais o pessoal .
Outra característica importante pois a MS praticamente abandonou carretilhas com esse tamanho , hj em dia ficou apenas contender.
Os internos de desarme da carreta:
Esses internos mesmo muito simples (2 peças) oferece desarme do botão quando pressionado para cima , existe uma folga entre o tijolinho e a peça principal , mas provavelmente defeito na fundição da peça , foi resolvido aqui com uma pequena custom nele.
Corpo em plástico , bom para corrosão , mas possui torção como todos eles, se fosse em alumínio seria bemmmm melhor.
Ela possui de fato os 13 rolamentos descritos , aonde temos 2 no devaneador , 2 na torre de recolhimento (contando com o antireverso) 3 de apoio ao carretel e mais 6 nos knobs .
Agora falando do sistema de freio dessa carretilha .
Ela possui sistema duplo de freio (DBS) centrífugo por 4 sapatas com arme / desarme manual e com regulagem interna e mais sistema magnético com baixo arraste ( o conjunto de imãs fica mais afastado do prato) esse com regulagem externa , com isso o freio ficou linear , menos bruto e gerando influência menor sobre o carretel.
Cabe aqui falar que o sistema duplo de freio vai trabalhar muito bem na maioria dos casos , aonde a pessoa é iniciante ele diminui muito a incidência de cabeleiras , no caso do vento contra o arremesso , esse é o principal , aonde com uma simples regulagem do magnético vc ganha controle sobre os arremessos.
Aí vem a pergunta :
Mas Chedid as grandes , shimano , daiwa , abu , quantum usam 1 sistema de freio somente
Sim com excessão da daiwa que o sistema é magnético e na maioria dos casos com copo de avanço (3d) as outras o pessoal pena um pouco quando o lançamento é contra o vento.
Outra parte que teve que passar por custom aqui tb , pois as sapatas de freio não possuem mole (centrífugo) e quando abertas exerciam muito freio sobre o carretel , foi aliviado. e melhorou bastante :
Considerações finais , a carretilha é boa para uma carretilha de baixo custo (corpo em plástico) e com manivela em carbono , vejo grandes possibilidades com ela na pesca de peixes um pouco maiores (5kg pra cima) , rios e pesqueiros , no mar se os rolamentos fossem marinizados e em menor número seria excelente para jigs.
Por se tratar de uma carretilha com número de internos reduzidos , não terão problemas com ela.
Ela vem de fabrica muito presa e não faz jus ao que oferece de fato .
O custo benefício dela é bom , veio para brigar com as brisas , mas essas se tornaram menores .
Veio para ocupar um nicho de mercado quase que esquecido pelos fabricantes pelo tamanho aonde figuram as tatula e curados da vida , evidente que incomparável a elas , mas custando metade do preço e oferecendo peças de reposição , isso se deve atentar.
Um lançamento quase que obscuro , e sem marketing por parte da sumax como tantas outras boas peças no mercado da marca.
Bom pessoal por enquanto é só.
Precisa de mim para uma custom ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID / LDS TUNING ( WHATSAPP)