SALVE GALERA !!!!
EDUARDO CHEDID DA LDS TUNING , aqui de novo para um review técnico que vale a pena , a novíssima revo rocket 4 ,da ABU GARCIA.
Masss , será que ela vale a pena ? e comparando ela com a rocket 3 antiga , é melhor ou pior?
Ela engordou mais de 10 gramas , por que será?
O que mudou para a rocket 3 além da velocidade?
Pois é vamos a mais um review , deixando BEM CLARO , NÃO SOU PATROCINADO POR NENHUMA MONTADORA , AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE REVIEW EXPRESSAM APENAS A MINHA VISÃO TÉCNICA .
Vamos as especs dela:
Modelo: Revo Rocket – REVO4 ROCKET
Relação de Engrenagem: 10.1:1
Drag Maximo: 8.0Kg
Peso: 208g
Recolhimento por volta: 105cm
Capacidade de linha: Monofilamento: 0.32mm/135m Multifilamento: 0.36mm/130m
10 rolamentos HPCR ™ de aço inoxidável + 1 rolamento de roletes
Estrutura de liga e placa lateral X2-Cräftic ™
Power Stack Sistema de Arrasto de Matriz de Carbono ™
Sim ela é mais pesada , fosca , mais estreita ,quase toda em alumínio , perdeu algumas características e ganhou outras.
Corpo todo em alumínio ganhou proteção extra na pintura , quase um esmalte , ficou bem mais resistente.
Sistema de desarme por 2 molas , problema do botão de desarme da sua antecessora resolvido.
O SISTEMA DE DESARME FICOU MAIS MACIO , NÃO ENROSCA MAIS E NÃO FICA PESADO , ISSO EM MUITO MELHOROU O USO DAS DOYO(FABRICANTE) ATUAIS.
SOBREVIDA É TUDO , PRINCIPALMENTE PARA UMA CARRETILHA QUE PASSA DOS 2500,00.
CORPO VISTO POR BAIXO , GIGANTESCA A SEDE DA COROA , OLHEM O TAMANHO DELA EM RELAÇÃO AO CORPO !!!!
NA FOTO A SEDE DO PINHÃO , FOI DESMONTADO DE PROPÓSITO , EM ALGUMAS CARRETILHAS CABEM UM ROLAMENTO NELA .
NESSE CASO FOI MANTIDO APOIO DO PINHÃO POR BUCHA QUE ACOMPANHA AS TORRES DO YOK , VEJAM A SEGUIR…
MAS PODERIA SER UM ROLAMENTO NÉ.
AQUI A SEDE DO PINHÃO E SUPORTE DO YOK , ESSA PARTE INFERIOR É UMA BUCHA ,PENA.
Aqui para ficar mais fácil a visualização ,nessa carretilha existe uma modificação.
Aonde o pinhão é calçado por 1 rolamento superior e apoiado no eixo do carretel na parte inferior
Vejam o rolamento dentro da caps.
Ele é o responsável pelo apoio do pinhão.
Tampa do caps oferece clique , isso é muito legal , além do mais ela dá trabalho para ser removida , o que vai impedir perder a peça no meio da pescaria.
Agora começa a ficar bom !!!
Tampa lateral em alumínio (espetacular ) , isso dá muita resistência para o conjunto, travada por 4 parafusos (3 do tipo maquina) e 1 rosca soberba (porta de lubrificação).Sinceramente essa porta já deveria ter sido abolida , mas exigência das montadoras.
Pinhão encaixado no rolamento .
Excelente antereverso de micro roletes.
Nesse caso a Abu garcia não economizou , colocou um antereverso de micro roletes , a sensação é muito boa ao manivelar , macia , quase sem recuo do antereverso.
Copo do antereverso em inox , poderia ser aço negro né, mas…
A rocket não é tão marinizada assim , claro ela foi desenvolvida para puxar hélices com velocidade altíssima ,possui 11 rolamentos , feita para ser confiável e pescar peixes grandes , mas sinceramente não para uso no sal.
Vamos saber o porque:
O rolamento que apoia o pinhão é de aço inox com 1 faixa , significa que seu nível de marinização é intermediário.
Sinceramente pelo preço dela esperava algo superior , pelo menos 2 faixas ou até o aço negro.
Aqui fica bastante interessante !!!!
O sistema de conjunto motriz dela é latão , com uma coroa gigantesca , isso dá muito mais resistência a maquina , e claro engorda ela em mais de 10 gramas .
Além disso ,nesse sistema novo de freio quem fica fixo são os discos de carbono pelos dentes e a conta chapa e a tampa pela torre de manivela , isso diminui muito o problema dessa carretilha debaixo da chuva , mas não é nova essa solução , já é conhecida nas carretilhas perfil alto como algumas penn , bastante experimentado no uso em água salgada e bem funcional.
problema vai ser substituição desses discos , somete os originais , e provavelmente serão bem carinhos ,
Ponto positivo para a ABU , solução muito boa !!!!
A coroa e o pinhão sem os dentes (plástico) e em latão.
Além de aliviada a coroa diminuíram o peso.
Aqui a coroa montada, 2 discos de carbono , 1 contra chapa em metal e 1 tampa em alumínio.
Sistema do sem fim padrão e muito confiável.
sem fim apoiado por 2 rolamentos do tipo comum (sem faixa) mas com algum nível de marinização , pelo brilho dos rolamentos.
Sem fim em alumínio anodizado , unha em metal cromado , sem novidades , robusto e funcional.
vejam que o carro do sem fim não possui mais aquelas orelhas que raspavam na linha e quebravam.
Agora possui uma travessa metálica que guia a linha sem contato com o carro.
Outro problema resolvido em relação a sua antecessora.
Torre de manivela em alumínio.
Tradicional , estrela do desarme em chapa , e preparada para o segundo sistema de antereverso (trava cão) ,mas não é usado pois o disco inferior de fricção tem uma área de contato maior para melhora da fricção.
Rolamento da torre de manivela comum .
Pelo brilho possui nível muito baixo de marinização ou nenhum.
Estrela com a absurba velocidade da maquina, kkk.
105 cm por manivelada !!!
Realmente absurdamente alta !!!
Para nós que usamos essa carretilha para puxar hélices , sabemos que os grandes tucunarés amazônicos não são tão rápidos assim.
Não usei ela ainda , apenas a GTX que tem velocidade 9,5/1 mas tive mais ataques dos tucunarés juvenis , eles chegam primeiro nas iscas.
Mas isso é característica de cada pescador .
Sistema de clique de estrela convencional.
A ABU não abre mão desse sistema , e não deve abrir mesmo , o sistema novo utilizado pela MS , é frágil e quebra com facilidade.
Esse é muito mais robusto , não dá defeito e pronto.
Simples assim !!!!
Sistema de freio duplo.
A rocket 4 possui o mesmo sistema de freio da sua antecessora , duplo com freio principal o magnético e secundário o centrífugo com retorno automático.
Desenhado para iscas bem pesadas , POR CONTA DISSO MUITO CAPADO DE FABRICA , ASSIM COMO A ROCKET 3.
Essa ganhou um sistema do tipo SCS (SMART CENTRYFUGAL SYSTEM) DESENVOLVIDO POR MIM.
Agora ela lança iscas a partir de 5 gramas com os pés nas costas.
tornei ela bem mais espartana.
Tampa lateral em carbono.
Ela é feita em carbono assim como o focinho da carretilha , o sistema de destrave da tampa parecido com o da venator possui tampa de giro , impossível de perder ela.
Problema gravíssimo que foi resolvido nela.
Mais um ponto positivo.
Rolamento da tampa lateral marinizado.
Sim e 2 faixas , só fica abaixo do aço negro , sem especificação abec.
Poderiam ao menos ter usado os abec 7 nela , massss.
Carretel com eixo longo ?
Pois é , involução no sistema de carretel , a rocket 3 tinha sistema free floating spool adaptado (carretel curto) e além do mais com eixo em aço inox , eu acho que esse sistema deveria ter sido mantido , tiraram o eixo de aço inox e colocaram alumínio anodizado e longo.
Sabemos que o pinhão encosta no eixo apenas na base e existe uma folga entre ele e o pinhão , isso pode causar um empenamento nele.
Com certeza ponto negativo.
Dual brake system.
O segundo e secundário sistema de freio , ela freia de verdade , muito mesmo , indicada para iscas bem pesadas.
O segundo rolamento de apoio do carretel.
A rocket tem o carretel apoiado por 2 rolamentos , o rolamento que fica colado ao pinhão é marinizado também e de 2 faixas.
O carretel , pelo fabricante diz que cabem 130 mts de linha 0,36 mm , mono é claro , mas mesmo assim não acredito nessa informação , não bobinei linha nela por ser nova , mas estimo uns 100 mts de linha 0,30 mm multi.
O calcanhar de aquiles da rocket 4.
Vejam , o eixo do carretel longo encosta apenas na base do pinhão , olhem a folga que possui esse eixo de alumínio em relação ao pinhão.
Isso pode ser um problema ,deveria ser de inox esse eixo , ou manter o sistema de carretel curto.
Manivela em carbono.
Longa , calçada por 4 rolamentos ,knobs confortáveis em eva.
rolamentos do tipo comum .
TODOS OS 11 ROLAMENTOS.
Nessa foto estão todos os 11 rolamentos da rocket , os não visíveis estão dentro da manivela.
Bom pessoal , é isso , a rocket é boa Chedid?
Claro que é , vale o que cobram?
Eu acho um pouco salgado , sabemos que ela tem poucas concorrentes , como a zillion e a gtx , mas ela é mais cara que as outras 2.
Linda , bem pensada e muito bem montada ,existem sim melhorias ( A ABU PODERIA TER USADO OS ABEC 7).
Mantido o carretel curto ou colocado o longo em aço inox.
Do mais ,gostei muito do que ví .
Fica a critério de cada um .
QUEREM UMA CUSTOM ? A MELHOR ? CHAMA NO ZAP (11) 967808633
UM ABRAÇOS A TODOS !!!!!!!!!!