Salve galera!!!!! , aqui Eduardo Chedid para mais um review da carretilha Sparta , uma pescadora de peixes mais pesados utilizada em pesqueiros por muitos, mas , ela é boa ? Vale a pena? Tem defeitos? E qualidades Chedid?
Aqui o vídeo do parecer no youtube , se vc que está lendo não é inscrito no canal e quiser me dar esse presente só clicar no vídeo e fazer a inscrição:
Pois então vamos desbravar as entranhas dessa carreta:
Eis a Maquina , grande , bonita , vamos as specs de fábrica:
Modelo: Sparta
Material do Corpo: Alumínio.
Carretel e lateral da engrenagem em alumínio.
Fricção com 3 discos em carbono.
Coroa e pinhão em bronze.
Sistema anti-reverso instantâneo.
Sistema de freio centrífugo de fácil ajuste.
Resistente a água salgada.
Rolamento: 11 rol. Inoxidáveis (10+1).
Velocidade de Recolhimento: 7.2:1.
Tração máxima (Drag): 10 kg.
Capacidade de Linha: 0,33 mm – 160 m.
Peso: 258 g.
Realmente uma carreta bem grande e com excelente capacidade de linha , com um freio forte , mas não chega aos 10 kg , carretel fundo e com chassis e tampa lateral(manivela em alumínio).
De cara vemos a tampa lateral de apoio do carretel com opção de freio centrífugo , sistema de destrave na parte inferior e frontal da tampa (evita acidentes desnecessários) , rolamento de apoio do carretel no meio da foto.
Aqui o sistema de freio dessa maquina , eu particularmente não gosto desse sistema de freio de avanço e vou explicar o porque:
Esse sistema você avança ou retrocede ele segurando a parte externa (preta) e girando de 1 a 6 para mais ou menos freio (1 menos freio 6 máximo freio), o problema todo é que quando usado para iscas mais pesadas esse sistema avança sozinho , e é muito normal o pescador quase enlouquecer tendo que regular o tempo todo ,quando faz uma cabeleira é certeza de nova regulagem.
Esse sistema equipou a vizel por algum tempo e depois foi substituído pelo sistema de freio tangencial ,muito melhor e com regulagem externa , a Saint poderia trazer esse sistema para a Sparta , vejam:
Então penso ser um ponto negativo nessa maquina , vamos continuar:
Aqui a frente do carretel , com apoio por 2 rolamentos de boa qualidade da nmb , eixo de aço inox ,bastante fundo e com excelente capacidade de linha.
A manivela é em alumínio com knobs em eva , infelizmente ela oferece uma folga entre os knobs e a manivela que não pode ser regulada por conta de ter as torres rebitadas , mas conta com 4 rolamentos internos. ponto negativo
Tampa caps na foto , do tipo lisa , não oferece sistema de clique , estrela em alumínio , essa sim com sistema sonoro.
Tampa da manivela am alumínio (excelente) , o rolamento a vista é do pinhão e faz parte do sistema de apoio desse , isso também é muito bom.
Os parafusos que seguram a tampa no corpo , são 4 peças do tipo maquina , rosca fina , dão uma boa firmeza e travamento da tampa ao corpo.
Acima o antereverso do tipo comum com apoio na torre por outro rolamento , só uma observação:
Esse antereverso é pequeno para essa maquina , ela deveria possuir o segundo sistema de antereverso mecânico , conhecido como trava cão ou periquito.
HAIBO , aliás essa carretilha é fabricada pela haibo assim como todas da saint ,essa empresa é Chinesa e gigantesca , fabrica carretilhas desde as mais simples até as mais complexas (quantum) tem um laboratório de desenvolvimento grande e um portfólio de maquinas maior ainda , quaisquer mudanças nas maquinas deles é possível , só a empresa solicitar.
Acima o sistema de coroa em liga de latão e bronze com pinhão no mesmo material ( o pinhão tem apoio por 2 rolamentos) ,excelente ,passo ou módulo dos dentes é regular , fundo e com boa área de contato , aumentando a sobrevida sobre cargas , sistema de fricção do tipo multidisco com área aumentada todo em carbono e chapas de metal , faz muito bem o serviço , tem drag muito bom (mas não chega aos 10 kg) aqui no meu Lab. mediu 7,5 kg , muito forte.
Aliado ao corpo e tampa lateral ,deixam a carretilha bem robusta. outro ponto positivo para essa maquina.
Coroa e pinhão da maquina
Aqui a visão dos internos da maquina, sistema com base do apoio do pinhão , por rolamento , desarme feito por 2 molas , tijolo do desarme em antimônio torre de manivela em latão e com rolamento de apoio na base.
Notem embaixo da coroa grande(branca) que a câmara de desarme preta possui um dente quadrado e o corpo um rebaixo , calma já vou chegar lá, olhem bem essa foto !!!!!!
Olhem agora o descrito acima em outro ângulo ,vêem alguma coisa estranha ?
Se não enxergaram vou explicar: POIS É TURMA , ESSA CARRETILHA ESTÁ DESDE QUE LANÇOU COM, O SISTEMA TWS(IGUAL AO DA DAIWA) PRONTO PARA SER INSTALADO, SABEM DO QUE ESTOU FALANDO ?
E agora começam os problemas dela , quem tem a sparta , sabe como é complicado o sistema de sem fim dela , tem que ajustar o tempo todo , come a unha o tempo todo ,e o pior , faz aquela corcova de linha no meio do carretel,sabem o por que ?
Porque simplesmente adaptaram um sem fim nela , tenho certeza que nem a turma da Saint sabe disso ,e com esse sem fim ocorrem esses probleminhas chatos.
Eis o vilão do problema , esse sistema de meia cana do sem fim , força o carro e muitas vezes racha ele por ter parede fina ,e resultado a carretilha começa a não enrolar linha direito.
O responsável pela corcova no carretel é o sem fim , ele tem a distribuição de linha muito concentrada no meio conforme a foto .
Vejam como ele fica centralizado , por conta disso a corcova e os problemas no sem fim , agora vamos imaginar se essa maquina possuísse o sistema tws , problemas resolvidos ,.
Não me perguntem por que não colocaram , se deu problema no meio do projeto , custo ou algo assim , mas que essa parte merece atenção ,isso com certeza.
PESSOAL DA SAINTTTTT , COBRA A TURMA LÁ , VCS TERÃO QUASE QUE UMA CARRETILHA IMBATÍVEL, FICA A DICA !!!!
Voltando ao review , suporte do yok e rolamento da base do pinhão.
Torre de manivela , já dito em latão e com rolamento incorporado na base.
Corpo em alumínio.
Focinho em plástico , sem novidade.
Sistema do botão de desarme ,oferece maciez , não machuca os dedos, confortável.
Imagem interna do corpo da sparta.
Vista aérea do corpo.
E com isso acabo mais um review técnico da sparta , espero que tenham gostado , a maquina tem defeitos e qualidades como todas as outras dos reviews anteriores , mas espero que com esse vocês consigam se decidir se vale a pena comprar ela ou não.
Gostaram ? querem uma custom ? informações ? zap(11)967808633
UM ABRAÇO A TODOS !!!!!!!!!!!!!!