TATULA CT
  • Corpo
  • Ergonomia
  • Comparação
  • Comparação 2
  • Comparação 3
4.2

Resumo

Uma boa carreta, que vale a pena.

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Mas hoje finalmente vou fazer um review da TATULA CT sim o modelo novo da DAIWA  , bonita , muito bonita , mas será que ela vale o que custa?

A daiwa finalmente arrumou uma carretilha irmã , menor e mais leve para o consagrado projeto da tatula ,a famosa boa e barata.

Vale a pena investir nela ?

É um bom lançamento ?

A daiwa conseguiu convencer com ela ?

Vamos aos fatos e fotos :

 

ESPECS DA CARRETA :

TATULA CT HS L

RELAÇÃO : 7,3/1

PESO : 210 GRAMAS

DRAG : 13,2 LB ( 6 KG)

ROLAMENTOS : 7 + ANTIREVERSO : 8 TOTAL (TIPO COMUM)

FREIO : MAGFORCE Z

LINHA : 135 MTS DE LINHA MONO 0,32 MM (BOA CAPACIDADE)

 

 

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A CT além de diminuir de tamanho e peso , ganhou linhas mais suaves na parte frontal , ficou mais bonita ,(pelo menos pra mim) , a pegada ficou melhor tb pois com os cantos mais arredondados na hora do esforço e pincho vc não sente mais as quinas frontais .

Como é irmã mais nova da tatula aí esta a foto de comparação entre elas:

 

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De frente se repara uma grande diferença em tamanho nelas .

 

Aqui ela na balança :

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Pesando 212,6 gramas , 2,6 gramas a mais que a espec dela e verão a seguir o porque de ter emagrecido.

 

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A irmã mais velha pesa 236 gramas , já com linha bobinada , realmente é pesada , mas a estrutura dela vale a pena.

No pincho durante o dia todo incomoda muito.

Mas vamos ao desmonte dela :

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Estrela em zaion do acabamento da porca diferente da tatula normal , o resto é igual.

 

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Aqui sistema de tração da fricção , e já aparece o rolamento de apoio ao antireverso , ponto positivo .

Além de garantir a maciez da carreta centraliza melhor a torre e evita algum tipo de vibração na hora do esforço.

 

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Aqui foto da tampa de apoio da manivela , dessa vez a daiwa mudou o material (por conta do tamanho e dessa tampa ela emagreceu) tampa em zaion treliçada , garante leveza e robustez , na sua irmã maior essa tampa é em alumínio ,como é uma carreta menor e voltada para pincho está seguindo o conceito da maioria das marcas para aliviar peso.

Rolamento antireverso em micro roletes excelente qualidade , rolamento de apoio ao pinhão do tipo comum .

Agora a trava desse rolamento é tipo aranha , ponto negativo , por conta de não precisar fazer um friso na peça eles adotaram essa trava.

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Foto do reforço em forma de colmeia (tipo de treliça)

 

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fricção mista carbontex / outro material menos abrasivo (desconhecido por se tratar de algum lançamento)  , acabamentos (todos em alumínio) , estrela de destrave e tampa da coroa.

 

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Aqui o pinhão o yok e as molas.

Abro um parênteses aqui , o yok das daiwa se desgastam com alguma facilidade e precisam ser trocados com constância , nesse projeto o yok já possui contra chapa em metal , garante uma longevidade muito maior dele , mais um ponto positivo.

 

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Aqui o sistema de freio MAGFORCE Z  e o carretel , com copo excursionável , para longos lançamentos.

Reparem que o carretel é fundo , muito bom para nós pescadores Brasileiros , cabe uma quantidade boa de linha nele

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Reparem acima , o eixo é em aço inox , na minha concepção muito melhor que os de aluminio.

Outro fator importante , eixo inteiriço , não oferece o FREE FLOATING SPOOL isso só nas mais tops , mas a diferença é pouca tb.

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Carretel com 17,2 gramas , arremessa bem iscas a partir de 5 gramas.

 

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Foto da torre de manivela em alumínio com rolamento apoiando em 3 posições ,(embaixo , antireverso e em cima)

Cuidado extra com a carga que a torre recebe. , mais um ponto positivo.

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Aqui a parte do sistema de devaneador ( aluminio tb ) apoiado sobre 2 buchas plásticas que podem ser substituídas por rolamentos , se fossem já iríamos para 10 rolamentos.

 

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Corpo de alumínio , parte do desarme e acionamento do tws , vejam o cuidado que a daiwa teve em proteger o corpo na parte do tijolo de desarme , aqui praticamente não existe contato , metal / metal.

O sistema tb foi completamente refeito e é impulsionado por mola simples .

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Carreta completamente desmontada , na parte de baixo o segundo rolamento de apoio ao pinhão , acima o sistema TWS desmontado , aqui ela está pronta para o banho de cavitação.

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Sistema TWS de perto , realmente nos lançamentos faz uma grande diferença.

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Corpo de perto , parte das peças.

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Agora a parte de encaixe do carretel , corpo bem forte.

 

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A manivela , excelente tamanho e peso , pegadores (KNOBS)  com excelente borracha e pegada tb , os knobs são apoiados por 1 rolamento e 1 bucha de nylon que pode ser substituída se isso acontecer essa carretilha ficaria com incríveis 12 rolamentos .

A nova TATULA CT  emagreceu 25 gramas (os pescadores agradecem) e na verdade não encolheu e sim estreitou ,sim isso mesmo o comprimento dela é o mesmo ela ficou apenas mais estreita , evidente que quando montada na vara faz uma enorme diferença , a pegada ficou bem mais ergonômica.

Porem ainda continua um pouco pesada , acredito que se chegasse na casa dos 190 gramas seria o ideal , porém com uma estrutura muito forte e robusta.

Não pesquei com ela, mas pelos internos e estrutura poderá ser uma carreta bem espartana , a turma via conseguir usar desde o Sudeste , passando pelos pesqueiros e até na Amazônia pela capacidade de linha dela.

135 mts de linha mono 0,32 mm.

Carreta na casa dos 130 us lá fora , deve chegar na casa dos 800 aqui.

Um projeto derivado da sua irmã mais velha e que vem para ocupar um espaço deixado pra trás no mercado .

Bom pessoal por enquanto é só.

Precisa de mim para uma custom , manutenção ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID / LDS TUNING ( WHATSAPP)

Opa vale um joia e um comentário tb né , então mãos a obra e abraços a todos !!!!!!!!

REVIEW TÉCNICO DA DAIWA TATULA CT ( IRMÃ MENOR DA TATULA)
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