SALVE GALERAAAA !
Esses dias atrás recebi aqui na oficina uma carretilha nova na caixa , cheirando a tinta ainda , NOVÍSSIMA SCORPION DC 101 HG.
Ela promete ser uma das mais confiáveis carretilhas da shimano e vem a preços exorbitantes , cheguei a ver anúncios acima dos $4.000,00.
Mas será que vale tudo isso ?
O nosso grande amigo: GUILHERME MELLO , importou uma e me mandou para uma custom e review técnico , e para variar encontrei algumas semelhanças com suas irmãs mais pobres !!!!
Vamos as especs dela :
ESPECIFICAÇÕES:
Modelo: Scorpion DC 101HG
Manivela: Esquerda
Rolamentos: 8 (7 S-ARB® / 1 SS – Aço inox)
Material do corpo: Alumínio
Material do carretel: Alumínio
Velocidade de Recolhimento: 7.2:1
Drag (fricção): 5.5 kg
*************Capacidade de Linha: 20 lb -70 mts( referência linha power pró 0,23mm)
Peso: 215g
Vejam que destaquei a capacidade de linha , logo abaixo irão entender o fato.
Vejam na foto abaixo o corpo já praticamente desmontado, ele é em alumínio , com tampas laterais em plástico
Aqui o carretel da scorpion , por ser DC (digital control) possui pendurado o sistema de 4 imãs que polarizam e geram energia para frear a carretilha.
O carretel possui o eixo em aço inox , e não poderia ser diferente , pois é apoiado por 2 rolamentos.
Trocando em miúdos é um sistema de freio magnético e variável ( quanto maior a rotação , maior o freio) ,é excelente por um lado (cabeleiras) mas ruim por outro ( o carretel mais pesado tem um arraste maior ) e não tem boa capacidade para lançare iscas mais leves.
Aqui (abaixo) a tampa lateral ,com o copo do sistema dc5 ( sistema novo) quinta geração , possui 3 regulagens internas :
PE : MULTIFILAMENTO
F: FLUORCARBONO
N: NYLON
E mais 5 regulagens externas (botão de giro na tampa) numerado de 1 a 4 e mais o A (automático) , esse com certeza varia entre o 2 e o 3 em testes feitos (não faz cabeleiras , mas não lança tb).
Carretel encaixado no sistemas de freio , vejam que o copo do sistema fica interno no carretel que carrega os imãs , na verdade esse copo preto é uma bobina de fios que capta a energia da rotação (magnética) e a transforma el elétrica freando o carretel.
Pois exatamente nesse momento achei a carretilha um pouco grande para o tamanho 100 e fui ao meu acervo achar uma outra shimano para comparar , de repente !!!!!!
Pois muito bem , elas são exatamente do mesmo tamanho.
Quem está pensando em comprar uma scorpion 101 ou 100 (lados) e acha que vai ser mais compacta que a curado ou scorpion hg , cuidado , pois são exatamente do mesmo tamanho !!!!!!!
A notação 100 para a scorpion se dá apenas pelo tamanho do carretel que possui menor capacidade de linha que a 200.
Explico:
A dificuldade de arremessar iscas pequenas devido ao peso do carretel (dc , 4 imãs) foi minimizada , mas evidente que pagamos o preço por isso, querem ver :
Especificações:Modelo: Curado 201 i HGManivela: EsquerdaRolamentos: 6Material do Corpo: AlumínioVelocidade de Recolhimento: 7.2:1Força de fricção (Drag): 15lb (7 quilos) máximo 21lb (10 quilos)Capacidade de Linha: 40lb / 100m ( referência linha power pró 0,30mm)Peso: 210g |
A carretilha acima é a curado 201 hg ,vejam que a capacidade de linha dela é bem maior que a da scorpion dc hg, se não é fator de influência ,capacidade de linha em uma carretilha a scorpion dc é boa opção .
Com essa redução de tamanho e peso o carretel da scorpion dc ficou com apenas 18 gramas ( muito bom).
Agora vamos falar dos internos dela, abaixo o sistema de estrela e calota da coroa , ambos em chapa , esperado.
Por não se tratar de uma carretilha leve ( abaixo dos 100 gramas , é o esperado)
Fricção em carbono com pouca área de contato , eu particularmente acho a fricção das shimano um pouco duras , muitas vezes a tomada de linha não é constante e sim com aqueles pequenos trancos.
Conjunto motriz em latão e sem o sistema de micro modulo ( me agrada bastante), o pinhão também tem apoio por 2 rolamentos , é muito preciso e evita o desgaste prematuro em flutuação , realmente esse sistema x ship da shimano encanta.
O sistema micro modulo é mais macio e mais preciso , porém oferece um desgaste muito maior, seus dentes são bem pequenos e aliado ao fato de ser desenvolvida para água salgada e muitas vezes com baixa manutenção , pode apresentar problemas com menos de 1 ano de uso.
No caso acima com certeza a durabilidade é maior.
O sistema de desarme da carretilha é o mesmo desde a época das bantam , muito bom e seguro .
Corpo em alumínio ,padrão hagane ( seria um tipo de iso 9000 da shimano) qualidade na construção , e isso realmente tem.
Tampa lateral em PLASTICÃO , nada de carbono , alumínio ou magnésio , mas da conta do recado , ante reverso de excelente qualidade, a carretilha depois de fechada e customizada não oferece nenhuma folga na manivela , fica macia , indiscutível.
Estrela e tampa do caps em alumínio.
Agora algo que me deixo bastante feliz , sem fim em alumínio anodizado e unha em metal , nas tamanho 70 e 50 usam sem fim e unha de plastico , nas de entrada caenam , caius , tudo em plástico e claro que o tempo de vida útil diminui muito ,pois nessa partye existe um constante esforço lateral.
Capa do distribuidor de linha e carro em plastico , passador do carro em titânio (linha multifilamento)
Torre da manivela em alumínio anodizado.
Rolamento da torre sem tratamento para água salgada , do tipo comum.
Manivela com 85 mm , torre em alumínio , apoiada por 1 rolamento (marinizado) e 1 bucha de nylon.
Os 2 rolamentos da tampa , 1 deles marinizado ( do carretel) e o de apoio ao pinhão ( mais largo) tipo comum.
Rolamento interno do sistema DC também marinizado.
E com isso mostro para vocês a nova shimano scorpion , derivada da sua antecessora tamanho 200 , só que com o carretel mais raso e estreito , para conseguir se sair melhor com as iscas menores.
O sistema DC5 , promete lançamentos sem cabeleiras ,e entrega , porém ao custo bastante elevado.
Na minha opinião é com certeza uma das melhores carretilhas da shimano com freio dc da atualidade.
Lembrem quando falo do trio cítica , curado , scorpion , carretilhas de bom custo benefício.
Espero ter ajudado vocês em alguma dúvida !!!!
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ABRAÇOS A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA COM MAIS NOVIDADES !!!!!!!