TATULA CT
Resumo
Uma boa carreta, que vale a pena.
User Review
( votes)Mas hoje finalmente vou fazer um review da TATULA CT sim o modelo novo da DAIWA , bonita , muito bonita , mas será que ela vale o que custa?
A daiwa finalmente arrumou uma carretilha irmã , menor e mais leve para o consagrado projeto da tatula ,a famosa boa e barata.
Vale a pena investir nela ?
É um bom lançamento ?
A daiwa conseguiu convencer com ela ?
Vamos aos fatos e fotos :
ESPECS DA CARRETA :
TATULA CT HS L
RELAÇÃO : 7,3/1
PESO : 210 GRAMAS
DRAG : 13,2 LB ( 6 KG)
ROLAMENTOS : 7 + ANTIREVERSO : 8 TOTAL (TIPO COMUM)
FREIO : MAGFORCE Z
LINHA : 135 MTS DE LINHA MONO 0,32 MM (BOA CAPACIDADE)
A CT além de diminuir de tamanho e peso , ganhou linhas mais suaves na parte frontal , ficou mais bonita ,(pelo menos pra mim) , a pegada ficou melhor tb pois com os cantos mais arredondados na hora do esforço e pincho vc não sente mais as quinas frontais .
Como é irmã mais nova da tatula aí esta a foto de comparação entre elas:
De frente se repara uma grande diferença em tamanho nelas .
Aqui ela na balança :
Pesando 212,6 gramas , 2,6 gramas a mais que a espec dela e verão a seguir o porque de ter emagrecido.
A irmã mais velha pesa 236 gramas , já com linha bobinada , realmente é pesada , mas a estrutura dela vale a pena.
No pincho durante o dia todo incomoda muito.
Mas vamos ao desmonte dela :
Estrela em zaion do acabamento da porca diferente da tatula normal , o resto é igual.
Aqui sistema de tração da fricção , e já aparece o rolamento de apoio ao antireverso , ponto positivo .
Além de garantir a maciez da carreta centraliza melhor a torre e evita algum tipo de vibração na hora do esforço.
Aqui foto da tampa de apoio da manivela , dessa vez a daiwa mudou o material (por conta do tamanho e dessa tampa ela emagreceu) tampa em zaion treliçada , garante leveza e robustez , na sua irmã maior essa tampa é em alumínio ,como é uma carreta menor e voltada para pincho está seguindo o conceito da maioria das marcas para aliviar peso.
Rolamento antireverso em micro roletes excelente qualidade , rolamento de apoio ao pinhão do tipo comum .
Agora a trava desse rolamento é tipo aranha , ponto negativo , por conta de não precisar fazer um friso na peça eles adotaram essa trava.
Foto do reforço em forma de colmeia (tipo de treliça)
fricção mista carbontex / outro material menos abrasivo (desconhecido por se tratar de algum lançamento) , acabamentos (todos em alumínio) , estrela de destrave e tampa da coroa.
Aqui o pinhão o yok e as molas.
Abro um parênteses aqui , o yok das daiwa se desgastam com alguma facilidade e precisam ser trocados com constância , nesse projeto o yok já possui contra chapa em metal , garante uma longevidade muito maior dele , mais um ponto positivo.
Aqui o sistema de freio MAGFORCE Z e o carretel , com copo excursionável , para longos lançamentos.
Reparem que o carretel é fundo , muito bom para nós pescadores Brasileiros , cabe uma quantidade boa de linha nele
Reparem acima , o eixo é em aço inox , na minha concepção muito melhor que os de aluminio.
Outro fator importante , eixo inteiriço , não oferece o FREE FLOATING SPOOL isso só nas mais tops , mas a diferença é pouca tb.
Carretel com 17,2 gramas , arremessa bem iscas a partir de 5 gramas.
Foto da torre de manivela em alumínio com rolamento apoiando em 3 posições ,(embaixo , antireverso e em cima)
Cuidado extra com a carga que a torre recebe. , mais um ponto positivo.
Aqui a parte do sistema de devaneador ( aluminio tb ) apoiado sobre 2 buchas plásticas que podem ser substituídas por rolamentos , se fossem já iríamos para 10 rolamentos.
Corpo de alumínio , parte do desarme e acionamento do tws , vejam o cuidado que a daiwa teve em proteger o corpo na parte do tijolo de desarme , aqui praticamente não existe contato , metal / metal.
O sistema tb foi completamente refeito e é impulsionado por mola simples .
Carreta completamente desmontada , na parte de baixo o segundo rolamento de apoio ao pinhão , acima o sistema TWS desmontado , aqui ela está pronta para o banho de cavitação.
Sistema TWS de perto , realmente nos lançamentos faz uma grande diferença.
Corpo de perto , parte das peças.
Agora a parte de encaixe do carretel , corpo bem forte.
A manivela , excelente tamanho e peso , pegadores (KNOBS) com excelente borracha e pegada tb , os knobs são apoiados por 1 rolamento e 1 bucha de nylon que pode ser substituída se isso acontecer essa carretilha ficaria com incríveis 12 rolamentos .
A nova TATULA CT emagreceu 25 gramas (os pescadores agradecem) e na verdade não encolheu e sim estreitou ,sim isso mesmo o comprimento dela é o mesmo ela ficou apenas mais estreita , evidente que quando montada na vara faz uma enorme diferença , a pegada ficou bem mais ergonômica.
Porem ainda continua um pouco pesada , acredito que se chegasse na casa dos 190 gramas seria o ideal , porém com uma estrutura muito forte e robusta.
Não pesquei com ela, mas pelos internos e estrutura poderá ser uma carreta bem espartana , a turma via conseguir usar desde o Sudeste , passando pelos pesqueiros e até na Amazônia pela capacidade de linha dela.
135 mts de linha mono 0,32 mm.
Carreta na casa dos 130 us lá fora , deve chegar na casa dos 800 aqui.
Um projeto derivado da sua irmã mais velha e que vem para ocupar um espaço deixado pra trás no mercado .
Bom pessoal por enquanto é só.
Precisa de mim para uma custom , manutenção ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID / LDS TUNING ( WHATSAPP)
Opa vale um joia e um comentário tb né , então mãos a obra e abraços a todos !!!!!!!!