Salve Galera , vamos nós para mais um review técnico feito por mim ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .
Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .
QUEREM MEU CONTATO ?
AQUI ESTÁ :
WHATS APP (11) 967808633 (OI) EDUARDO CHEDID
Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID
Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING
E agora com pagina no facebook tb :
https://www.facebook…908102209227865
Dáu ma curtida e uma olhada nos projetos lá tb.
Mas como fiz algumas carretas , kkkkk , me perco sempre , portanto podem haver algumas repetições haja visto que as fotos e reviews estão hospedados em nuvem portanto vou deixar aqui antes de tudo os links dos outros tópicos para vcs e depois sim algumas custom:
http://www.turmadobi…sonalizações/
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Fiz a pouco tempo um review da CURADO HG sim o modelo novo da shimano , bonita , muito bonita , mas será que ela vale o que custa?
Vale a pena investir nela ?
É um bom lançamento ?
A shimano conseguiu convencer com ela como fez na série E e depois se perdeu na série G?
E acabei achando interessante comparar ela com a outra concorrente que acho estar a altura a daiwa tatula.
Nesse tópico em específico falarei da TATULA TYPE R , mas a comparação na verdade seria com a irmã mais simples a tatula HS poucas diferenças entre elas .
O preço da tatula é inferior ao da curado , mas por que ?
Fator de importação ?
A tatula é inferior ?
Fama apenas ?
Cabe agora aos amigos pescadores decidirem o que é melhor para cada um seguem ESPECS DELAS :
Cabe aqui a cada um tirar sua conclusão
Vamos então a ela :
TATULA 100 HS
Material do corpo: Alumínio
Material do carretel: Alumínio
Velocidade de recolhimento: 7.3:1
Drag (fricção): 6 kg
Capacidade de linha: 0,35mm/110m
Peso: 225 g
Acima já tirando a manivela conseguimos ver as estrelas e sistema de pressão da fricção , ambas bem tradicionais mesmo seguindo cada qual com seus projetos por anos a fio.
Enquanto a daiwa vem com a proposta da famosa estrela de zaion em tamanho extra grande ( acho muito boa para manipular) , a shimano voltou finalmente a estrela em alumínio na curado ( nesse caso ficou mais resistente as quebras) pelos amigos mão de alicate do mercado , kkkkk.
Acima as manivelas , ambas oferecem knobs parafusados no caso da curado o knob é sustentado por 2 buchas de nylon enquanto na tatula o knob é sustentado por 1 rolamento e 1 bucha de nylon , portanto em maciez a daiwa sai na frente nesse quesito.
Quanto aos knobs em si , ambos são feitos em borracha macia o da tatula tem uma pegada melhor até pelo tamanho e formato , a shimano aumentou o tamanho do seu knob tb e esperamos que ele não venha com a famosa falha de derreter com o tempo ( muito comum).
Ponto novamente para a tatula.
Quanto ao tamanho ambos são iguais 10 cm de ponta a ponta , a impressão que dá é que o da tatula é maior , mas não é talvez por conta da anodização em preto chame mais a atenção , ele é apenas mais curvado por conta da estrela ser anabolizada.
Aqui o sistema da caps das 2 aonde a shimano possui caps pressionada por mola enquanto a daiwa usa o método tradicional.
A tatula oferece um rolamento a mais agregado ao antireverso isso aumenta a maciez e segurança na recolhida um exagero pois na foto abaixo veremos as tampas por dentro.
Nessa foto começamos a ver a igualdade entre as 2 , o sistema de desarme é muito parecido , mas muito mesmo !!!!
A daiwa reinventou seu sistema de desarme , mas como na natureza nada se cria tudo se copia , se parecem bastante , evidente que estou falando do principio de funcionamento , acredito que o sistema utilizado na maioria das daiwa com 2 molas de retorno não se aplicaria aqui por conta de espaço interno mesmo.
As tampas , essas precisam ser comentadas , ambas possuem antireverso de excelente qualidade com micro roletes.
A shimano insiste em fazer essa tampa em plástico ( só usa alumínio nas top mesmo) , enquanto a daiwa já usa tampa de alumínio , o que assegura uma solidez mair a caretilha e detalhe sem agregar peso. ponto positivo para a tatula de novo.
Aqui os internos , chaparias e fricção delas , ambas usam carbontex como disco maior , a curado possui carbontex no disco inferior tb a daiwa possui um disco menos abrasivo inferior.
É exatamente aqui, aquilo que repito há muito tempo já , enquanto a tatula possui todos os internos em alumínio ( ESTRELA DO DESARME E CALOTA DA FRICÇÃO) a curado usa em chapa .
Então nesse quesito de cuidados com internos mais uma vez a tatula sai na frente.
Outro detalhe essas carretas nunca foram abertas ( primeira vez) e visivelmente a tatula está mais limpa , isso se deve a quantidade de graxa usada , a curado está entupida de graxa quase o dobro da tatula.
Aqui as nossas amigas de frente ambas com as tampas destacadas , nesse quesito a curado é mais segura , no caso de uma abertura acidental na pescaria deviso ao sistema de giro na tampa da curado esse não é perdido e para aumentar mais a segurança o carretel só sai em 1 posição da tampa aberta que é exatamente com ela voltada para cima portanto preocupação zero de perda de peças da curado , ponto pra ela.
Falando dos carretéis , infelizmente não consegui fazer uma pesagem no carretel da tatula ,mas empiricamente falando ele é mais pesado que o da curado , por conta do sistema de freio ( ele carrega o copo do freio com avanço por inércia).
Falando do freio agora , esse sistema é exatamente o que difere uma carretilha da outra enquanto o freio centrífugo age apenas no lançamento por centrifugação e depois vai perdendo o arrasto , o magnético age do começo ao fim do lançamento mesmo desarmado , então para iscas mais leves o centrífugo é evidente melhor que o magnético , em casos aonde o vento é fator preponderante o magnético é melhor .
Cada um escolhe o que é melhor hj em dia muitas carretilhas oferecem os 2 sistemas combinados o que acaba tornado o manuseio da carretilha mais simples.
Para deixar bem claro, depois de 9 gramas ambos são muito eficazes , é uma questão de adequação mesmo.
Ambas as torres de manivela são de alumínio com rolamento de apoio por baixo.
Aqui agora o sistema de distribuição de linha ( devaneador completo) , ambos de plastico com apoio sobre bucha , o sem fim da curado é em alumínio enquanto o da tatula em metal cromado , a tatula oferece o sistema de TWS que quando desarmado o botão ele gira o carro do devaneador e abre um espaço maior no arremesso , com isso o atrito da linha com o guia diminui muito ( a daiwa nesse caso tentou resolver o problema do arraste causado pelo freio magnético) e acabou conseguindo com esse sistema muito bem pensado.
E por fim as 2 estruturas em alumínio das carretas , ambas tb com rolamentos marinizados de apoio ao pinhão.
Nesse caso vale a pena ressaltar que o sistema de microdentes da curado deixou ela um pouco mais macia que a tatula porém perde em robustez , tornando ela um pouco mais frágil.
Considerações :
Ambas as carretilhas são excelentes nesse caso vejo a tatula na frente em robustez e qualidade na construção.
Vejo a curado na frente no quesito iscas leves e maciez ( pouca coisa).
Como já disse cada amigo pescador tira as suas conclusões.
No quesito peso a curado e a type r possuem o mesmo peso , a tatula convencional 10 gramas a mais o que realmente pode atrapalhar em uma pescaria de muitas horas , em ergonomia ambas são muito parecidas mas com leve vantagem tb para a curado ( ela possui as bordas mais arredondadas) .
No quesito fisgada e briga a tatula está muito a frente , é exatamente aí que vemos o resultado da construção funcionando ela reboca os peixes com uma facilidade assustadora , enquanto a curado dá aquela gemida e estraladas características das shimano.
Pessoal espero que tenham gostado do review ABRAÇOS A TODOS
EDUARDO CHEDID / LDS TUNING !!!!!!