Salve Galera do fórum vamos nós para mais um review técnico feito por mim ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .
Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .
QUEREM MEU CONTATO ?
AQUI ESTÁ :
WHATS APP (11) 967808633 (OI) EDUARDO CHEDID
Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID
Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING
E agora com pagina no facebook tb :
https://www.facebook…908102209227865
Dáu ma curtida e uma olhada nos projetos lá tb.
Mas como fiz algumas carretas , kkkkk , me perco sempre , portanto podem haver algumas repetições haja visto que as fotos e reviews estão hospedados em nuvem portanto vou deixar aqui antes de tudo os links dos outros tópicos para vcs e depois sim algumas custom:
http://www.turmadobi…sonalizações/
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http://www.turmadobi…sonalizações/
http://www.turmadobi…eduardo-chedid/
Fora essas custom acima possuo os reviews técnicos tb que vão aparecendo por aqui , seguem :
E aqui abaixo o review da chronarch ci4 que sempre afirmei ser um projeto falho da shimano :
Mas hoje finalmente vou fazer um review da CURADO HG sim o modelo novo da shimano , bonita , muito bonita , mas será que ela vale o que custa?
Vale a pena investir nela ?
É um bom lançamento ?
A shimano conseguiu convencer com ela como fez na série E e depois se perdeu na série G?
Vamos então a ela :
CURADO HG
Especificações:
Modelo: Curado 200 I HG
Rolamentos: 6
Material do Corpo: Alumínio
Velocidade de Recolhimento: 7.2:1
Força de ficção (Drag): 15lb (7 quilos)
Capacidade de Linha: 0,30mm / 100m
Peso: 210g
Vamos a desmontagem dela:
tampa lateral em grafite
Rolamento antireverso de boa qualidade com microroletes
Finalmente a shimano viu o que fez na série G e voltou com a estrela em alumínio na série HG , essa mesma estrela é usada nas metanium , ponto positivo .
Oferece ponto a ponto na estrela como todas , mas no caps continua sem o ponto a ponto , já poderia ter colocado. ponto negativo.
Sistema de apoio do caps por mola o que deixa ele sempre tensionado evitando perdas durante a pescaria e minimizando o atrito com o carretel.
Manivela com pouca curvatura , mas está lá , com 9 cm .Bem melhor que as antigas retas .
Apoio dos knobs por 2 rolamentos e 2 buchas , ( ESSE CASO ESPECÍFICO POIS FOI ACRESCENTADO PELO DONO) ELAS POSSUEM BUCHAS NOS KNOBS .
Os 6 rolamentos estão no interior dela sendo que 2 estão na manivela ( 1 comum + antireverso) e os outros 4 estão no eixo do carretel ( 2 dedicados ao pinhão e 2 dedicados ao carretel em si)
O necessário ?
Talvez sim , talvez não , mas ela é bem macia devido ao sistema de microdentes do conjunto motriz ( coroa / pinhão).
O sistema de apoio de pinhão atual é feito sobre 2 rolamentos dedicados e imprime baixas tolerâncias e desgaste do pinhão.
Resultado , recolhimento bem macio, movimento constante e sobrevida no conjunto motriz ponto positivo ( talvez o melhor da carretilha).
O carretel conta com sistema moderno de freio centrífugo com 4 sapatas e regulagem externa ( não precisa abrir a carretilha para regular)
As 4 sapatas possuem posição ON e OFF portanto podem ser ativadas de 1 a 4 sapatas independentes e mais 6 tipos de regulagens externas feitas por um botão deslizante na parte de baixo da carretilha.
Totalizando 24 tipos diferentes de regulagem.
Agora um detalhe estranho , reparem na foto acima , no lado do eixo que o carretel está usinado , aparecendo a parte sem anodização nele , provavelmente alguma modificação de última hora que causou essa alteração ( ponto negativo) .
Temos na chronarch nova carretéis com corrosões irreparáveis devido a esse tipo de exposição , não aconselho seu uso na água salgada.
Outro fato importante verifiquei apenas 1 rolamento realmente marinizado nela .
Dos 210 gramas da carretilha 16,4 gramas são do carretel ,que achei que pelo tamanho é leve e facilita aliado ao excelente sistema de freio centrífugo os lançamentos com muita precisão e minimizando o esforço.
Essa carretilha como a maioria das carretilhas da shimano possui 2 rolamentos de apoio ao carretel e realmente ela fica muito solta.
Acima começaram os problemas da nossa amiga o conjunto motriz apresenta uma corrosão acentuada e teve que ser recuperado.
O sistema de destrave (estrela interna ,e tampa da fricção ) , são em chapa , e não apresentavam desgaste devido a estarem entupidos de graxa.
Abro outra ressalva aqui tb :
Os fabricantes tem abusado da graxa nas montagens das carretilhas .
Eu interpreto isso como armadilha , para se livrarem da garantia .
Discos de fricção em carbontex , e entupidos de graxa tb.
O disco maior possui pouca área de contato com o disco , proposital para diminuir o drag da carretilha.
Essa curado não possui mais o segundo sistema antireverso das antigas , que entrava em ação quando o rolamento antireverso falhava.
Por conta disso diminuiram o drag , falam em 7 kg , mas nem de perto é isso não passa da casa dos 4,5 kg , mais que suficiente para os pescadores.
As entranhas dela , agora elas (todas) contam com o destrave no gatilho , finalmente !!!!!!
Torre da manivela em alumínio calçada por rolamento.
Agora vamos ao desmonte do sistema devaneador de linha.
Sistema simples todo em plástico.
Nesse caso existe a possibilidade de substituição de 1 bucha por rolamento , provavelmente na scorpion deve ser assim.
Tampa em plástico .
Eixo do devaneador em aluminio.
O sistema de destrave da carretilha , a shimano usa exatamente esse sistema para todos ( modelo) as medidas variam .
O único rolamento marinizado de fato é o da foto acima . Ele fica bem exposto mesmo e para água salgada um comum não duraria 10 pescarias.
Olhem agora quem voltou !!!!!
Sim o sistema charmoso da tampa com giro.
Falo isso pois no review da chronarch ( nela não existe tal sistema) fiquei bastante chateado com isso.
OlhA a tampa com o eixo aí , agora ele gira para frente !!!!
AGORA VAMOS A LIMPEZA E MONTAGEM :
Depois do banho de cavitação e polimento do conjunto olha o resultado acima , recuperado como novo.
Agora considerações importantes:
O corpo da curado / citica / scorpion ( o mesmo) é em alumínio ( ponto positivo) .
Agora vejam na figura acima o cuidado que a shimano teve , ela colocou um aparador plástico junto ao corpo para reduzir atrito e desgaste de contato das peças , isso só era visto nas top de linha (metanium e parentes).
Muito bom , muito bom mesmo !!!!!
Eis a bucha que pode ser substituída por rolamento.
A nossa amiga pronta.
Bom considerações finais:
A curado HG realmente é superior a série E , mais macia , mais precisa , com bom sistema de freio centrífugo , superior ao antigo , mais bem acabada mais bonita mais ergonômica.
Perde em drag , mas não precisamos de um drag absurdo né.
Realmente está acima da maioria das concorrentes perdendo para algumas daiwa em alguns quesitos e ganhando em outros.
Do mais pelo preço realmente é uma excelente escolha.
Achei a CURADO HG , muito , mas muito melhor mesmo que a chronarch CI4 , mesmo sendo mais barata, hoje na minha concepção uma excelente escolha.
Estrelando realmente entre as melhores.
E o mais importante com condições de customização , melhorando ainda mais a performance dela.
Pessoal espero que tenham gostado do review , precisando de algo é só me chamar .
EDUARDO CHEDID LDS TUNING