Fala Pessoal estou por aqui de novo e recebi essa semana do nosso amigo Odirlei 2 de suas carretas para limpeza e dar uma turbinada , claro.
São elas : uma aldebaran mg trocados os rolamentos originais pelos abec 7 cerâmicos e colocação de carbontex , ficou monstruosa de solta , dela temos reviews espalhados pela internet , é uma carretilha de bastante fama então não vamos falar .
O alvo é a CHRONARCH 151 hg , modelo novo , linda , talvez a carretilha mais bonita da atualidade feita toda no seu famoso carbono ci4 , tão comentado e polêmico pela shimano , vamos aos fatos e fotos :
Já deixando bem claro a todos que não sou patrocinado por ninguém e as opiniões contidas nesse tópico , são meramente baseadas na minha experiência como customizador , portanto vale a opinião de cada um.
FOTOS :
Realmente a carretilha externamente é espetacular , muito bonita , fiquei bastante satisfeito quando vi finalmente a shimano começando a usar uma manivela curvada , (POUCA COISA MAS É CURVADA SIM) .
Outro aspecto importante , finalmente a shimano começou a usar o sistema de destrave no botão quando empurrado para cima , então 2 pontos positivos de início , evidente que a estética é absurda tb .
A estrela do drag é feita no Ci4 , ao invés de alumínio , outra coisa que percebi o caps , botão da sintonia fina não oferece o ponto a ponto , aquele clik que a maioria das carretilhas intermediárias vem oferecendo , a aldebaran tb não oferece o ponto a ponto , mesmo sendo uma carretilha de categoria maior.
O peso total dela :
185 gramas
O seu carretel com o sistema de freio novo pendular 15 gramas.
Subentende se então que essa carretilha lança iscas bem leves e com certeza o faz .
Agora a respeito do sistema de freio dela o sistema é um pouco mais avançado que o antigo VBS aonde agora além de você poder armar e desarmar as sapatas (SÃO 4 ) ela possui um sistema externo que avança e retrocede a parede de contato com as pastilhas deixando assim inúmeras situações de regulagens .
E com isso a shimano desconstruiu um pouco mais a carretilha pois agora ela não possui mais o tão charmoso e bem falado giro na tampa , a tampa agora é destacável como todas as outras :
foto da tampa mostrando o cone de contato das sapatas :
foto do novo sistema pendular / centrífugo:
E agora então vamos ao desmonte.
O acesso ao parafuso da manivela é muito bonito porém muito frágil tb , qualquer forçada vai causar quebra da peça
A manivela possui 4 rolamentos internos que imprime a ela uma maciez no recolhimento ao mesmo tempo que os knobs são em tamhho grande e feitos com uma borracha bastante dura porém bem ergonômicos e confortáveis :
Assim que sacada a manivela e a tampa do caps , um susto , me deparei com o tijolo da estrela e algumas arruelas bem fora de padrão :
São aquelas 3 peças do canto acima , fui examinar de perto e o susto passou o tijolo não é de plástico e sim de alumínio anodizado , agora as arruelas de pressão são arruelas normais em formato cônico , acredito visando melhorar a área de contato , mas não muda em nada das convencionais :
O caps possui a mola interna responsável por manter ele com pressão para o lado contrário do aperto , o que além de deixar o sistema mais livre ,pois ele não encosta no eixo sem necessidade mantém ele pressionado , e evita aquelas perdas normais de muitos caps quando estão soltos durante a pescaria.
Vista superior (está péssima a foto , fazer manutenção e bater foto tudo junto é complicado viu) , do alojamento do rolamento do eixo.
Aqui cabe também uma consideração a respeito.
A shimano usa normalmente 2 rolamentos no eixo do carretel na maioria das suas carretilhas o que deixa o eixo bastante solto.
Nesse novo projeto da shimano ela acabou por utilizar o sistema de pinhão flutuante sobre rolamentos e ao invés de usar 3 rolamentos ela usa 4 portando dentro da tampa principal existem 2 rolamentos separados por bucha, 1 para o eixo e outro para o pinhão , indicio de preocupação pois uma alteração de projeto desse porte só pode significar algo.
E eu explico o que :
Como a maioria das tampas da manivela são feitas ou em alumínio ou magnésio elas conseguem por si só alojar 1 rolamento e aguentar a carga de esforço dele distribuindo a força pela tampa toda , nesse caso a própria shimano foi cuidadosa e colocou 2 rolamentos para fazer a função de 1 só e diminuir uma eventual torção da tampa em caso de grande tranco.
Como sabemos que o material novo oferece uma dureza muito grande a preocupação com o fato de torção seria uma rachadura ou quebra da tampa.
Aqui as entranhas da nossa amiga , aí comecei a ficar desapontado , primeiro por ela ser praticamente toda de chapa , a estrela do destrave e a tampa da fricção , comumente feitos em alumínio , ficaram muito suscetíveis nesse caso a corrosão , nessa foto tb os 2 rolamentos da tampa e a bucha de separação deles.
A coroa e pinhão com sistema de microdentes imprimem uma maciez e precisão maior a carretilha e ao mesmo tempo são mais frágeis , portanto discos de carbontex com pouca área de contato de fabrica , não fiz o teste de drag pois estavam bem desgastados já , foram substituídos por novos , vejam nas fotos que eles vem lambuzados de graxa (graxa demais) outro fator de preocupação.
Agora o que mais me deixou chocado e acredito que vai deixar a turma tb , não sei se esse material o Ci4 é duro ao ponto de não permitir que se coloque uma bucha roscada de alumínio ou latão , mas os parafusos que prendem a tampa ao corpo são todos auto atarrachantes , sim pessoal por incrível que pareça são aqueles parafusinhos que se usa em madeira fotos :
E são somente 4 para prender a tampa ao corpo , será que esse material com o tempo e desmontagem não vai espanar ?.
Nesse momento da desmontagem estava tão incrédulo que até parei e fui ver outra carretilha aqui.
Quando voltei a desmontagem estava muito intrigado com isso , acabei comparando sem querem a carretiha com aquelas de 20 dolares lá da china que são feitas todas em plástico e em chapa , pelo menos os internos são bem parecidos , fui buscar para saber se não tratava de uma falsificação e me deparei com o selo da CGK , portanto é original sim.
Aí a foto das entranhas dela , simples né pois é entenderam por que comparei , outra coisa o eixo principal (manivela ) tb é parafusado no corpo com os auto atarrachantes , continuemos a desmontagem;
Aqui na tampa dá para ver as sedes dos parafusos .
Uma boa notícia o anitreverso ele é um koyo de boa qualidade com micro roletes o que garante um trabalho bem suave e praticamente sem folga de retorno ,OBAAAA .
Chegamos a parte do devandor de linha , outra decepção , não possui rolamentos nem buchas para serem substituídas , é uma peça em monobloco como de qualquer outra carretilha de 20 dólares .
Outra particularidade que me deu algumas pistas sobre os parafusos auto atarrachantes foi simplesmente o excesso de travas elásticas na carretilha e de eixos passando de um lado para o outro como se fossem postes para travar o corpo , realmente esse material tem cara de ser muito duro e não aceitar buchas inseridas nele.
Curiosiade a todos , em todas as peças existe o símbolo de reciclagem e nele está escrito PA aos engenheiros químicos de plantão favor verificar a sigla.
O eixo da manivela é de alumínio sistema padrão com rolamento travado por trava elástica e com uma pequena folga longitudinal que foi tirada colocando uma micro arruela , depois disso ficou mais macio ainda.
Acima já montada e esperando a finalização da tampa.
Mais um detalha da tampa , vejam que ela é até em formato de calota para não substituir a fricção por outra de maior área de contato , poderia ser de alumínio.
E é isso aí gente a novíssima chronarch 151 hg esmiuçada para vocês .
Consideração final :
Deem um valor especial as antigas série E e série G pois acredito que com o passar do tempo essa novas poderão apresentar alguns defeitinhos , não vejo essa carretilha brigando com os tucunarés amazônicos , acho ela limitada aos nossos aqui só Sudeste .
ABRAÇOS A TODOS !!!!!