SALVE GALERA !!!

Vamos a mais um review técnico mostrando todos os prós e contras da CHROMA .

MAS ANTES DE TUDO VOU DEIXAR MEU CONTATO POR AQUI , QUEREM UMA CUSTOMIZAÇÃO , PINTURA , DEIXAR A SUA CARRETILHA FORA DA CURVA?

ZAP (11) 96780-8633

O novo lançamento da ms , ela vem com a responsabilidade de ser uma carretilha de baixo peso (176 gramas) , porém para peixes mais pesados (acima dos 5 kg) , super duty , é o que diz na lateral.

Ela vale o valor de mercado ? por volta dos 750,00

Ela tem bom custo benefício?

E a durabilidade?

Vamos saber a partir de agora mostrando para vocês todas as qualidades e defeitos da chroma:

Para começar vamos as especs da carreta:

• Manivela com infinito anti-reverso.
• Carretel de duralumínio aliviado.
• Chassi e laterais em Alumínio.
• Coroa em duralumínio.
• Sinal sonoro do freio.
• Safety Tention Knob (botão de controle de arremesso com dispositivo de segurança).
• Guia de linha revestido.
• Estrela de freio e botão de controle de arremesso com regulagem ponto a ponto.
• Sistema de Freio centrifugo com 27 posições de ajuste e regulagem externa.
• Super freio com 6 arruelas: 3 de carbono + 1 de aço inox + 1 duralumínio + 1 de aço.
• Marcador de linha.
• Freio: 15,4lbs / 7kg
• 10 rol. de esferas +1 rol. roletes.
• Relação de recolhimento: 8.3:1.
• Recuperação por volta[IPT]: 89CM.
• Peso: 176g.
• Capacidade de linha:
Multifilamento Vexter X8 30lb(0.25mm) / 150m.

Pois é a lista é extensa então mãos a obra:

Abaixo uma foto da carretilha completamente desmontada, mostrando todas as peças  e rolamentos , já limpa e cavitada.

 

 

O corpo dessa carretilha é feito em aluminio , o que agrega resistência , um excelente começo.

Cabe falar que essa carretilha é do tamanho 100 (quase uma 150) , portanto a capacidade de linha dela é muito boa.

 

O corpo dela é pintado em em prata e recebeu um fundo preto , o que deu mais resistência a pintura , um bom começo.

Tampa da manivela em alumínio , oferece maior robustez e nenhuma torção quando exigida , antereverso de boa qualidade (micro roletes)

Sistema de desarme da tampa do carretel acionado por pino e giro na tampa.

Todos os parafusos que prendem essa tampa no corpo da carretilha são do tipo maquina , o risco de espanamento é muito pequeno.

Aqui a tampa lateral do carretel , também em alumínio , isso é puro marketing , pois não passa de acabamento , se fosse de carbono seria mais leve e melhor , um dos defeitinhos dela.

O sistema de freio oferece de free (0) a max (10) , são 10 posições de avanço do freio , descontando o free seriam 9 , então temos 9 tipos de regulagens no seletor aliado as sapatas internas , realmente darão 27 posições de ajuste.

Acima a tampa lateral por dentro , sinceramente deveria ter o copo de encaixe do corpo em alumínio e a tampa em carbono / plástico .

O disco dourado do meio do copo é  o disco do freio centrífugo, ele que entra em contato com as sapatas do carretel.

Focinho em plástico , sem grandes novidades.

Coroa em alumínio anodizado ,com os furos laterais para o sistema de multidisco , pinhão em latão.

Mesmo a coroa sendo em aluminio , a anodização além de proteger contra a corrosão (uso no mar) dá uma dureza extra a ela o que prolonga bastante a vida e claro influência no peso final.

O pinhão é em latão (padrão).

Pena não ser apoiado por rolamentos, isso faria toda a diferença , tanto em maciez e durabilidade.

Explico o porque , como ele tem apenas o apoio do eixo do carretel , não fica completamente reto e acaba fazendo um movimento de elipse , com isso ele desgasta o eixo do carretel , e com o tempo acaba se desgastando e a coroa também , quando a MS corrigir esse defeito terá uma das melhores carretilhas do mercado.

As daiwa e shimano já possuem esse sistema há muito tempo , oras com apoio de 1 rolamento e atualmente já com apoio total dos 2 rolamentos.

A doyo , fabricante já usa um ¨falso¨ sistema desses em algumas Abu Garcia.

MARINE SPORTS , FICA A DICA !!!!!

 

Acima a torre do yok (responsável por subir e descer o pinhão) e o pinhão em sí ,vejam que a sede aonde o pinhão encaixa é maior, portanto ele não sofre nenhum tipo de correção , se fosse um rolamento ali hein !!!!

 

 

 

 

 

Acima o sistema completo de desarme da carretilha , ele foi atualizado e funciona muito bem até o botão de desarme que é em plástico possui uma outra sede em plástico para minimizar o desgaste e aumentar a maciez do desarme.

A solução nesse caso foi muito boa, não existe nenhum tipo de atrito interno nas peças que desgastem prematuramente esse sistema , outro ponto positivo.

 

 

Acima a peça vermelha YOK e o pinhão , vejam que essa peça (yok) possui um suporte em metal , isso diminui o desgaste nela (muito comum nas daiwa) e tenta deixar o pinhão mais reto.

Mesmo com esse esforço , é bastante comum a troca dessa peça por conta de rachaduras na parte central ,( a carretilha ronca no arremesso).

Acima o tradicional sistema de devaneador da chroma praticamente todo em plástico , apoiado por 2 rolamentos ( difícil de encontrar hoje em dia) sem fim em alumínio anodizado e unha em metal (graças a Deus).

A shimano começou a colocar unhas em plástico (aldebaran nova) foi um desastre.

Agora está colocando o sem fim em plástico , já peguei 3 carretilhas aqui com ele desgastado , sinceramente acho falta de inteligência pois essa parte da carretilha sofre um esforço lateral grande , e é muito mais barato trocar a unha do que o sem fim , mas cada fabricante faz a sua maneira , eu somente comento e corrijo .

Marine Sports mantenha assim esse sistema , pois é um dos mais confiáveis que existe.

Acima o sistema responsável a ajustar o drag , notem que ele possui 4 arruelas de pressão , isdo dá uma infinidade de possibilidades de regulagem do drag , outra coisa importante , não possui aquele monte de arruela de calço.

Torna o sistema mais macio , preciso e dá uma excursão muito maior na estrela.

A torre de manivela é de alumínio anodizada e aliviada (perfil de carretilha mais leve).

A estrela possui regulagem de clique interno , o que ocupa menos espaço , com isso a manivela fica mais próxima a carretilha , dá uma segurança maior , aliado ao fato de a manivela ser curvada também, no geral a ergonomia ficou muito boa.

O copo do antereverso é em aço negro (preparado para o sal) , dureza e menor  desgaste aumentados .

 

Uma das particularidades dessa carretilha e que me chamou muito a atenção foi a preocupação com a tampa caps (acima) , ela oferece clique (eu acho realmente necessário) , possui também um marcador de linha (abaixo) ,interessante , e possui 2 sistemas de rosca.

Reparem na foto acima que a tampa possui uma articulação , na verdade ela possui 2 roscas , 1 delas faz o peso do carretel (normal todas fazem) ,e a rosca maior fica presa ao corpo da carretilha ,espetacular !!!!!!.

Com isso podemos deixar o freio do carretel bem solto (os mais ariscos é claro) e não perderemos a peça, achei de fato a idéia muito boa.

Nenhuma outra montadora teve a expertise de oferecer tantos recursos em uma peça tão pequena !!!!!

PARABÉNS A MARINE SPORTS E A DOYO .

Tanto a shimano quanto a daiwa ou quantum oferecem apenas clique nesse caps nas carretilhas consideradas mais top, e por quê ?

Porque simplesmente não cobramos isso delas .

 

Abaixo o sistema de fricção completo com 3 discos em carbono , 1 em fibra (contra disco) , abaixo na foto , tampa e estrela do desarme em alumínio e as 2 contra chapas 1 em aço e a outra em metal (responsáveis pelo clique na tomada de linha).

Sistema multidisco , que oferece um bom drag aliado ao sistema de aperto descrito acima.

 

Manivela composta por 4 rolamentos ( a carretilha possui 11 no total) , knobs em eva , pegada muito agradável . rolamentos do tipo comum.

Agora vamos falar do carretel , alumínio ,com eixo em alumínio tb , boa capacidade de linha , mas o descrito na caixa , em testes aqui entraram 95 mts de linha 0,30 mm 4 fios da maruri

Possui rolamento de apoio no centro do eixo , aliás esse carretel possui 3 pontos de apoio , na tampa lateral , no centro dele e na caps tb, isso tenta aumentar a rigidez do alumínio a empenos ,ora pelo aperto excessivo da caps ora pelas freadas digitais (kkkk) , e claro com isso aumenta o alinhamento do pinhão em relação a coroa (lembrem se ela fica apoiada apenas pelo eixo do carretel)

  

O sistema de freio dessa carretilha é centrífugo de 6 pinos (acionados 2 a 2) ,cada par tem um nível de excursão , portanto temos 3 tipos diferente de pressão exercidas por eles com isso multiplicamos por 9 regulagens externas e temos as 27 regulagens citadas pelo fabricante.

Como foi desenvolvida para um uso mais pesado (peixes maiores) adicionaram 2 sapatas de freio a mais para ter maior controle com iscas maiores.

Essas sapatas não podem ser desativadas.

 

Acima os 3 rolamentos de carretel , são do tipo marinizados , foram trocados pelos abec 5 , o ganho foi mais de 25 % em arremesso.

 

Acima foto de todos os rolamentos, são 11 no total 7 rolamentos do tipo comum (agua doce ) 3 marinizados e o anteverso de micro roletes

 

 

Os rolamentos comuns acima mais ante reverso , notem que tem 2 rolamentos instalados dentro do outro knob da manivela.

E é isso aí pessoal toda a chroma desmontada para vocês verem por dentro.

Ela vale a pena?

Na minha opinião sim , mas temos que pesar o custo dela também  ,uma carretilha versátil , que pesca tanto pequenos peixes até os grandes tucunarés Amazônicos.

Faz frente para as marcas mais famosas ?

Pois é , pelo peso tamanho estrutura e o que oferece com certeza , tem falhas (pinhão e tampa) mas todas possuem né.

Para quem tem um dinheiro no bolso para investir , é boa opção .

Depois de customizada ficou muito macia e com folga zero , vai lançar muito, desde iscas pequenas até intermediárias .

O tamanho tb me agradou , pouco maior que a BW.

Mas no fim das contas quem decide são vocês né.

Pessoal gostaram ?

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Precisam de uma custom ? 11 967808633 só chamar .

ABRAÇOS A TODOS

 

PRÓXIMO REVIEW DA SPARTA DA SAINT , AGUARDEM !!!!!!!!!!!!!

REVIEW TÉCNICO DA CARRETILHA CHROMA DA MS POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING.

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