SALVE GALERA !!!!!!!!!
AQUI É O EDUARDO CHEDID.
Vamos a mais um review técnico do novo lançamento da maruri a carretilha LOKI assinada pelo NAKAMURA .
Recebi do amigo Milton uma comprada aqui em São Paulo por ele e veio diretamente para eu fazer o review , portanto ela está exatamente como veio de fábrica , nem linha foi colocada nela.
O Milton comprou a modelo 6000 e pagou r$342,00 , sabemos que existe a modelo 10000 também , mas mudam-se poucas coisas de 1 para outra (manivela , rolamentos) ,no geral perfumaria e peso.
MASSSSS será que ela vale a pena?
É uma carretilha de entrada , ou já é intermediária?
Os rolamentos são bons ?
O sistema de freio é bom?
É confiável (essa é a grande pergunta) muitos pescadores são cismados com a Maruri , e claro por motivos óbvios.
Vamos as especs da carreta:
Modelo: Loki 6000 By Nakamura
*Guia fio revestido em Titânio
*Carretel em alumínio super aliviado
*Manivela com infinito anti-reverso
*Numero de rolamentos: 5 de esferas + 1 de roletes
*Material do corpo: Grafite resistente a corrosão
*Velocidade de recolhimento: 7.1:1
*Sistema de freio centrífugo de 6 pinos (6 regulagens)
*Poder de Frenagem (Drag): 13 libras / 5,8kg
*Sistema de freio com regulagem ponto a ponto
*Capacidade de linha: 0,30mm – 120 metros
*Peso: 205gr
Agora vamos as fotos e fatos dela:
Olhando de frente ela impressiona , muito bonita , um distribuidor de linha ovalizado e dourado , muito parecida com as daiwa antigas ,mas só é parecida , não se animem .
Vamos a desmontagem de fato:
Sistema de freio único e centrífugo , o que proporciona menos arraste que o magnético no carretel , mas as cabeleiras aparecem com facilidade , porém para quem gosta de carretilha solta aí está.
Eu particularmente gosto mais do sistema de freio centrífugo , mas ele é muito mais suscetível a ventos laterais e contra , portanto deve ser muito bem regulado, senão na hora do estouro do peixe é cabeleira certa , kkkk.
Carretel na foto mostrando o sistema de freio centrífugo , ele possui regulagem apenas interna , vai de 0 a 6 , possui 6 sapatas variáveis de freio de acordo com o número usado .
Partindo de 0 (menos freio) até 6 .
Esse sistema é usado nas quantum exo também , muito bom e confiável , as vezes o sistema muda sozinho (aumenta o freio) devido a centrifugação do carretel , mas são casos raros.
Notem que a tampa lateral é lisa, possui apenas acabamento decorativo , ela possui sistema de destrave com botão frontal e giro da tampa para tirar a lateral , o que torna bem segura a perda da peça (muito comum nas venator lite).
Só no caso de algum acidente mesmo, mas claro fica a dica , para regular o faça dentro do barco e de preferência sentado , isso evita transtornos , kkkkk
Carretel: ele é raso cabem 120 mts de linha 0,30 mm , será ?
De jeito nenhum , multi no máximo uns 80 mts , mais que o suficiente para os peixes aqui do Sudeste.
Possui eixo em aço inox (muito bom) dá pra usar o freio digital (dedão) sem culpa de entortar o eixo , além disso é apoiado por 3 rolamentos (na caps , tampa lateral e miolo do carretel) característica de carretilhas que possuem corpo plástico(grafite) , pois muitos falam que plástico industrial não é plástico , para mim é plástico e fim de papo.
Manivela em alumínio chumbada (não oferece desmontagem para colocação de rolamentos ou limpeza) knobs em borracha ergonômicos , possui 95mm de comprimento.
Sinceramente deveria oferecer o sistema de parafusos para desmontagem e regulagem pois possui uma folga lateral entre os knobs e a torre da manivela o que causa um certo desconforto na manivelada e briga com os peixes (evidente que a loki 10000 oferece , pois os outros 4 rolamentos estão exatamente alojados dentro da manivela).
Mas nada que uma troca de manivela não resolva , sinceramente um ponto negativo nessa carretilha.
Estrela em alumínio , sistemas de click e arruelas pressão convencionais.
A loki oferece click apenas na estrela.
Essa carretilha conta com torre de manivela apoiada por 3 rolamentos (2 para centralização ) e 1 anteverso o caps possui 1 rolamento pequeno interno que por conta de rebaixo no eixo do carretel entra em funcionamento apenas quando algum peixe é fisgado e o carretel é exigido , desse jeito ele ajuda a centralizar o carretel e evitar algum tipo de empeno no eixo.
Seguro e muito comum nas carretilhas que não possuem pinhão apoiado por 2 rolamentos.
E por falar em caps aí está ela , padrão Maruri com tampa larga e arredondada em forma de calota , não possui sistema de click.
A tampa lateral da manivela, assim como todo o corpo , é plástico (grafite) presa por 4 parafusos sendo 2 deles tipo auto atarraxantes e 2 do tipo maquina ( existem 2 sedes metálicas no corpo) isso confere uma firmeza muito boa a lateral e livre de espano por excesso de torque.
Agora o ante reverso , esse é do tipo comum , mesmo sendo apoiado por rolamento ,tanto na base da torre como acima dele , possui aquela folga chata quando forçamos a manivela para trás , chegando até a permitir algum jogo no carretel .
Explico o porque:
Esse tipo de ante reverso possui apenas 6 roletes grandes contra 16 do de micro roletes (daiwa , shimano , abu , quantum e algumas MS).
Atualmente já fizeram uma imitação do micro roletes com 8 roletes ( katana) , mas mesmo assim não chega nem próximo dos de ponta.
Essa folga aliada a folga da manivela (citada acima) gera um desconforto na recolhida e deixa a carretilha barulhenta, uma pena , mas pode ser resolvida ( o problema é o custo).
Evidente que estamos falando de uma carretilha de entrada , mas claro que preciso deixar bem claro aqui o custo benefício dela.
Foto dos 2 lados do ante reverso.
Coroa em latão , calota e estrela em chapa (esperado) pelo peso da carretilha ,não seria diferente , fricção em papelão prensado contra disco em celeron.
Oferece média de 4 a 5 kg de drag.
Conforme dito o corpo oferece 2 sedes para parafusos maquina , torre em latão aliviado ,engrenagens em plástico (padrão) internos e tijolo do desarme em antimônio ( comum na maioria das carretilhas oem) (fabricada na China).
O desarme da carretilha é feito por 2 molas.
Corpo em grafite , possui como a maioria treliças internas para evitar torção.
Absolutamente nada de novo , mas até agora se mostra uma carretilha consistente.
Pinhão e torre em latão , a torre é presa no corpo por 2 parafusos auto atarraxantes.
O pinhão não tem apoio por nenhum rolamento ele fica apoiado o tempo todo no eixo do carretel, o que evidente diminui a vida útil do conjunto motriz , para mexer somente uma alteração completa do projeto.
Aqui os 6 rolamentos da carretilha ,todos do tipo comum, essa em específico foram instalados 3 rolamentos do tipo abec 5 , melhorou demais a performance.
Então cumpre o que promete , diz que tem 6 rolamentos e aí estão.
Aqui o sistema de focinho , e distribuidor de linha da loki.
Nesse caso o sistema é simples , mas muito bom , sem fim em alumínio crú .
Poderiam ser anodizados ( dá dureza e proteção ao material)
Olhem a tampinha , também em alumínio. Excelente pois ela dá defeito o tempo todo
A unha é feita em metal o distribuidor de linha é ovalizado e em titânio , isso garante resistência a abrasividade das linhas multi e muito pouco contato com a linha na hora do lançamento ( ponto positivo), aliado ao sistema de freio centrífugo essa carretilha promete excelentes lançamentos.
Corpo em grafite , gatilho em plástico com um apoio de borracha , a altura do gatilho é boa , não incomoda no desarme.
Pois é pessoal aí está o lançamento da Maruri , a LOKI 6000.
Afinal de contas , ela vale a pena?
O Preço dela é quase de uma carretilha intermediária ( 342,00) as intermediárias custam na casa dos 450,00 a 650,00.
Evidente que ela oferece o sistema de freio centrífugo aliado ao bom sistema de distribuição de linha , isso vai garantir bons lançamentos , mas não a torna de fato uma carretilha intermediária e sim uma boa carretilha de entrada.
Ela ainda possui alguns problemas como a manivela e o ante reverso , claro que podem ser solucionados , mas tem um custo nesse caso.
Os rolamentos são do tipo comum ( não são marinizados) , o uso no sal vai abreviar a vida deles , conjunto motriz em latão e internos em chapa e antimônio.
Outro fator que influencia é o peso , pois ela vem de fabrica com 205 gramas , o que para os pinchadores é bastante alto , e ao meu ver ela foi feita para isso.
No geral a carretilha é boa , disse boa , não excelente, mas como em todos os projetos que abri , poucas me deixaram feliz , acho que a Maruri pelo preço que vende poderia oferecer algo um pouco melhor.
DEIXO CLARO MAIS UMA VEZ QUE ESSA OPINIÃO É APENAS MINHA , E SIMPLESMENTE ESTOU VENDO OS INTERNOS E PARTE TÉCNICA DAS CARRETILHAS.
NÃO SOU PATROCINADO POR NENHUM FABRICANTE.
Espero mais uma vez ter ajudado aos amigos pescadores.
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ABRAÇOS A TODOS !!!!
PRÓXIMO REVIEW DA CURADO 70 !!!!!
AGUARDEM !!!!!!