SALVE GALERA ,  conforme prometido no youtube finalmente o review da curadinho 71 uma carretilha menor que a curado 200 ( mas não tão menor assim né , kkkk).

Uma das vedetes da shimano por não ser uma carretilha de custo altíssimo , mas tem custo alto.

Vale a pena ?

tem defeitos?

Chedid pelo amor de Deus explica o que é esse MICRO MÓDULO  que você fala tanto, kkkk

VOU EXPLICAR SIM , mas a curadinho não tem ele , então acho mais confiável.

Olha ela aí abaixo !!!!!

Vamos as especs de fabrica dela :

– Modelos: 70 XG (direita) ou 71 XG (esquerda);
– Recolhimento: 8.2:1 ( aproximadamente 82cm por volta);
– Rolamentos: 3 S A-RB + 2 BB + 1;
– Drag: 10lb ou 4,5kg;
– Carretel: Shimano Stable Spool 3D;
– Peso: 6.5oz ou 185g;
– Capacidade de Linha:

Modelo Power Pro 20lb = 105,15m

30lb = 96,01m ou 40lb = 80,91m

Modelo Nylon 10lb = 96,01m

 

Primeiro vamos explicar a terminações :

XG VELOCIDADE 8,2 /1

HG VELOCIDADE 7,2/1

SOMENTE ISSO QUE DIFERE OS MODELOS , O RESTO É TUDO IGUAL , existe também o número delas sempre terminação 0 para lado direito e 1 para esquerdo, exemplo curado 71 xg ( lado esquerdo , velocidade 8,2/1) simples assim .

Assistiram já o vídeo dela customizada pelo canal do youtube?

Senão vejam :

Agora chega de enrolação e vamos os fatos e fotos :

 

 

Bonitinha ela , um pouco menor que a série 200 ,mas não é do tamanho da série 50 (curadinho 50 antiga) que inclusive eu acho bem mais bonita que a nova , mas pura impressão minha.

 

Padrão Hagane da shimano , foi difícil entender do que se trata ,na verdade seria o nome dado ao padrão de qualidade das carretilhas da marca e apenas isso.

 

Carretel de linha com capacidade boa de linha,linha 0,30 mm da maruri entraram 85 mts , aliás carretilha desenhada para peixes até 6 kg a fricção de 4,5 kg deixa bem claro isso.

 

Sistema de freio centrífugo , o grande forte da shimano no caso esse é o infinity com 4 sapatas internas ligadas individualmente e mais em teoria 6 regulagens no botão externo (são infinitas) pois como ele não oferece click , é liso qualquer pequena variação no botão faz frear mais ou menos , isso torna muito coeso o sistema de freio , eu particularmente gosto mais do freio centrífugo ao magnético , mesmo existindo algum desgaste das sapatas com o passar do tempo ( o magnético não toca no carretel) e com calibragem a cada mudança de vento ou peso de isca , acho mais viável e bem mais solto.

 

Na calota dourada da foto as sapatas encostam e fazem o freio , rolamento da tampa do carretel.

 

As 4 sapatas citadas acima , ligadas e desligadas individualmente , se você não sabia disso , basta empurrar elas no sentido do eixo do carretel para travar e contra esse sentido para destravar , mas cuidado , são peças sensíveis.

 

O carretel da curadinho possui eixo em aço e é apoiado por 2 rolamentos , abro aqui um parenteses para explicar o que acontece nesse carretel e na engenharia da shimano:

A marca desde muito cedo procura a melhor performance das suas peças e com o mínimo de custo (evidente , todas querem) com isso retiraram o rolamento grande do apoio do carretel e com isso verificaram que a carretilha ganhou muito em performance de lançamento , isso seria espetacular não fosse a força que os peixes exercem no arranque e tomada de linha , mesmo com a fricção reduzida esse rolamento central não estando lá faz falta e torce literalmente o carretel puxando esse para frente e fazendo a parede do carretel raspar na carcaça (corpo da carretilha) , fora isso muitas das vezes usamso o dedão (freio digital , kkk) PARA DIMINUIRMOS A TOMADA DE LINHA FORÇANDO O CARRETEL TAMBÉM CONTRA A PAREDE DO CORPO .

Isso causa lixamento no carretel e empenamento do eixo , tira a camada de proteção dele (anodização) e chega em alguns casos (carretel em magnésio liga) a furar o carretel com corrosão oras do sal oras das águas  acidas da AM.

Pessoal isso não é suposição e sim constatação , querem exemplo ?

Tem certeza?

Então aí está:

Lembram do que falei acima?

O carretel raspa co corpo , perde a camada protetora de tinta e no caso acima furou .

Esse acima é de uma chronarch , carretel muito leve feito em liga de magnésio ,e pescando na água salgada

Vejam que nenhum deles possui o rolamento central.

 

A curadinho é feita na Malasia , o que em nada desabona a qualidade de construção dela , aliás cabe salientar que essa fábrica é bem mais moderna que a Japonesa.
A estrela dela em alumínio com click embutido, knobs em borracha com boa pegada , mas naquele material que conhecemos bem , vai derreter com o tempo.

Agora começa o que eu digo de economia ao extremo , essa carretilha pelo custo deveria ter os 11 rolamentos de fabrica , mas não possui apenas 6 o que inicialmente não prejudica o funcionamento , mas com o tempo essas buchas comem a torre de alumínio gerando um desgaste impossível de arrumar , no caso dessa carretilha todas as buchas foram substituídas por rolamentos compatíveis. 

 

A tampa lateral dela é plástica e presa por 4 parafusos 3 do tipo maquina (rosca fina) e 1 auto atarraxante , o suficiente para travar bem a lateral ao corpo em alumínio.

 

O sistema de drag da estrela nesse casso perdeu as arruelas de pressão , isso ficou a cargo da tampa da coroa que é cônica , funciona bem , sem grandes sustos.

 

Rolamentos da ponta do carretel e apoio superior do pinhão , eles ficam alojados dentro da caps.

 

Tampa plástica com bom ante reverso .

Característica das carretilhas de ponta.

Foto do sistema motriz com a tampa e torre (essa em alumínio tb).
Sistema completo da fricção coroa/pinhão , tampa estrela e yok (peça preta ao lado).

Características deles , tudo em chapa , uma pena a shimano só usa alumínio nas top , o conjunto motriz em latão , isso acho legal , mais resistente que o alumínio , fricção em carbono com pouca área de contato , isso é proposital .

Foto to sistema de desarme e torre , dentro da parte cor de rosa está o segundo rolamento de apoio do pinhão.

 

Torrem em alumínio, essa carretilha tem 185 gramas , agora imaginem ela com kit em alumino , chegaria na casa dos 160 gramas , mas a shimano vende outras nesse peso ao custo de um rim , custo benefício é o que sempre falo .

 

Frontal da carretilha.

 

Agora o grande problema dessa carretilha o sem fim , plástico e não me venham com plástico industrial , reciclado , espacial ou marciano , é tudo plástico , mole ,deforma come com facilidade outro abacaxi , o sem plástico é calçado por uma bucha plástica que fica numa sede plástica , adivinha o que vai acontecer com o passar do tempo ,claro que sim .

Vai travar o sem fim , lógico né , para resolver essa foi colocado um rolamento no lugar da bucha, o mais certo seria substituir a peça (sem fim ) por outro de metal , mas só em torno né.

Olha ele aí .

 

Sistema de desarme feito por uma mola , sistema antigo e bom , ewsse é simples e não dá defeito.
Abaixo a bucha substituída por rolamento , aumenta maciez , não deixa o sem fim torcer dentro da sede.

 

Buchas trocadas por rolamentos , vejam que essa carretilha ganhou 5 rolamentos , ficando com um total de 11 rolamentos.

Com isso melhoramos a maciez e demos sobrevida em algumas partes do sistema mais frágeis.

Notem que foram instalados rolamentos marinizados nela , pois tanto a parte frontal com os knobs sofrem o tempo todo com água e corrosão , isso diminui muito uma eventual quebra por oxidação.
E chegamos ao fim de mais um review técnico.

Vocês querem customizar uma carretilha ou molinete comigo ?

zap(11)967808633

Considerações finais :

A curadinho é boa em maciez , atende bem para peixes até 5 kg , tem um peso razoável 185 gramas , mas é cara média de 1500,00 no mercado .

Quando falo de custo benefício , não acho ela boa , ou melhor tem melhores por preço bem menor no mercado,outro detalhe para ela ficar igual a de cima o rapaz gastou mais uma quantia em $$$$ , agora ela figura entre as melhores , mas poderia ter pego uma de menor custo e customizado ou de repente ter pego comigo o meu projeto mais novo :

DEFY

180 GRAMAS

DRAG 6 KG

RELAÇÃO 7,6/1

CARRETEL APOIADO POR 3 ROLAMENTOS

SISTEMA DE FREIO SCS (SMART CENTRIFUGAL SYSTEM`)

11 ROLAMENTOS

PINTURA CUSTOM

1 ANO DE GARANTIA

GOSTARAM ?

ESPERO QUE SIM

CHAMEM NO ZAP (11) 967808633

QUEREM UMA CUSTOM COM A LDS TUNING , ENTÃO ACHARAM, KKKKK

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ABRAÇOS A TODOS !!!!!!!!

REVIEW TÉCNICO DA CURADINHO 71 XG ,SHIMANO POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING
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