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REVIEW TÉCNICO DA CURADINHO 71 XG ,SHIMANO POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING
SALVE GALERA , conforme prometido no youtube finalmente o review da curadinho 71 uma carretilha menor que a curado 200 ( mas não tão menor assim né , kkkk).
Uma das vedetes da shimano por não ser uma carretilha de custo altíssimo , mas tem custo alto.
Vale a pena ?
tem defeitos?
Chedid pelo amor de Deus explica o que é esse MICRO MÓDULO que você fala tanto, kkkk
VOU EXPLICAR SIM , mas a curadinho não tem ele , então acho mais confiável.
Olha ela aí abaixo !!!!!
Vamos as especs de fabrica dela :
– Modelos: 70 XG (direita) ou 71 XG (esquerda);
– Recolhimento: 8.2:1 ( aproximadamente 82cm por volta);
– Rolamentos: 3 S A-RB + 2 BB + 1;
– Drag: 10lb ou 4,5kg;
– Carretel: Shimano Stable Spool 3D;
– Peso: 6.5oz ou 185g;
– Capacidade de Linha:
Modelo Power Pro 20lb = 105,15m
30lb = 96,01m ou 40lb = 80,91m
Modelo Nylon 10lb = 96,01m
Primeiro vamos explicar a terminações :
XG VELOCIDADE 8,2 /1
HG VELOCIDADE 7,2/1
SOMENTE ISSO QUE DIFERE OS MODELOS , O RESTO É TUDO IGUAL , existe também o número delas sempre terminação 0 para lado direito e 1 para esquerdo, exemplo curado 71 xg ( lado esquerdo , velocidade 8,2/1) simples assim .
Assistiram já o vídeo dela customizada pelo canal do youtube?
Senão vejam :
Agora chega de enrolação e vamos os fatos e fotos :
Bonitinha ela , um pouco menor que a série 200 ,mas não é do tamanho da série 50 (curadinho 50 antiga) que inclusive eu acho bem mais bonita que a nova , mas pura impressão minha.
Padrão Hagane da shimano , foi difícil entender do que se trata ,na verdade seria o nome dado ao padrão de qualidade das carretilhas da marca e apenas isso.
Carretel de linha com capacidade boa de linha,linha 0,30 mm da maruri entraram 85 mts , aliás carretilha desenhada para peixes até 6 kg a fricção de 4,5 kg deixa bem claro isso.
Sistema de freio centrífugo , o grande forte da shimano no caso esse é o infinity com 4 sapatas internas ligadas individualmente e mais em teoria 6 regulagens no botão externo (são infinitas) pois como ele não oferece click , é liso qualquer pequena variação no botão faz frear mais ou menos , isso torna muito coeso o sistema de freio , eu particularmente gosto mais do freio centrífugo ao magnético , mesmo existindo algum desgaste das sapatas com o passar do tempo ( o magnético não toca no carretel) e com calibragem a cada mudança de vento ou peso de isca , acho mais viável e bem mais solto.
Na calota dourada da foto as sapatas encostam e fazem o freio , rolamento da tampa do carretel.
As 4 sapatas citadas acima , ligadas e desligadas individualmente , se você não sabia disso , basta empurrar elas no sentido do eixo do carretel para travar e contra esse sentido para destravar , mas cuidado , são peças sensíveis.
O carretel da curadinho possui eixo em aço e é apoiado por 2 rolamentos , abro aqui um parenteses para explicar o que acontece nesse carretel e na engenharia da shimano:
A marca desde muito cedo procura a melhor performance das suas peças e com o mínimo de custo (evidente , todas querem) com isso retiraram o rolamento grande do apoio do carretel e com isso verificaram que a carretilha ganhou muito em performance de lançamento , isso seria espetacular não fosse a força que os peixes exercem no arranque e tomada de linha , mesmo com a fricção reduzida esse rolamento central não estando lá faz falta e torce literalmente o carretel puxando esse para frente e fazendo a parede do carretel raspar na carcaça (corpo da carretilha) , fora isso muitas das vezes usamso o dedão (freio digital , kkk) PARA DIMINUIRMOS A TOMADA DE LINHA FORÇANDO O CARRETEL TAMBÉM CONTRA A PAREDE DO CORPO .
Isso causa lixamento no carretel e empenamento do eixo , tira a camada de proteção dele (anodização) e chega em alguns casos (carretel em magnésio liga) a furar o carretel com corrosão oras do sal oras das águas acidas da AM.
Pessoal isso não é suposição e sim constatação , querem exemplo ?
Tem certeza?
Então aí está:
Lembram do que falei acima?
O carretel raspa co corpo , perde a camada protetora de tinta e no caso acima furou .
Esse acima é de uma chronarch , carretel muito leve feito em liga de magnésio ,e pescando na água salgada
Vejam que nenhum deles possui o rolamento central.
A curadinho é feita na Malasia , o que em nada desabona a qualidade de construção dela , aliás cabe salientar que essa fábrica é bem mais moderna que a Japonesa.A estrela dela em alumínio com click embutido, knobs em borracha com boa pegada , mas naquele material que conhecemos bem , vai derreter com o tempo.
Agora começa o que eu digo de economia ao extremo , essa carretilha pelo custo deveria ter os 11 rolamentos de fabrica , mas não possui apenas 6 o que inicialmente não prejudica o funcionamento , mas com o tempo essas buchas comem a torre de alumínio gerando um desgaste impossível de arrumar , no caso dessa carretilha todas as buchas foram substituídas por rolamentos compatíveis.
A tampa lateral dela é plástica e presa por 4 parafusos 3 do tipo maquina (rosca fina) e 1 auto atarraxante , o suficiente para travar bem a lateral ao corpo em alumínio.
O sistema de drag da estrela nesse casso perdeu as arruelas de pressão , isso ficou a cargo da tampa da coroa que é cônica , funciona bem , sem grandes sustos.
Rolamentos da ponta do carretel e apoio superior do pinhão , eles ficam alojados dentro da caps.
Tampa plástica com bom ante reverso .
Característica das carretilhas de ponta.
Foto do sistema motriz com a tampa e torre (essa em alumínio tb).Sistema completo da fricção coroa/pinhão , tampa estrela e yok (peça preta ao lado).
Características deles , tudo em chapa , uma pena a shimano só usa alumínio nas top , o conjunto motriz em latão , isso acho legal , mais resistente que o alumínio , fricção em carbono com pouca área de contato , isso é proposital .
Foto to sistema de desarme e torre , dentro da parte cor de rosa está o segundo rolamento de apoio do pinhão.
Torrem em alumínio, essa carretilha tem 185 gramas , agora imaginem ela com kit em alumino , chegaria na casa dos 160 gramas , mas a shimano vende outras nesse peso ao custo de um rim , custo benefício é o que sempre falo .
Frontal da carretilha.
Agora o grande problema dessa carretilha o sem fim , plástico e não me venham com plástico industrial , reciclado , espacial ou marciano , é tudo plástico , mole ,deforma come com facilidade outro abacaxi , o sem plástico é calçado por uma bucha plástica que fica numa sede plástica , adivinha o que vai acontecer com o passar do tempo ,claro que sim .
Vai travar o sem fim , lógico né , para resolver essa foi colocado um rolamento no lugar da bucha, o mais certo seria substituir a peça (sem fim ) por outro de metal , mas só em torno né.
Olha ele aí .
Sistema de desarme feito por uma mola , sistema antigo e bom , ewsse é simples e não dá defeito.Abaixo a bucha substituída por rolamento , aumenta maciez , não deixa o sem fim torcer dentro da sede.
Buchas trocadas por rolamentos , vejam que essa carretilha ganhou 5 rolamentos , ficando com um total de 11 rolamentos.
Com isso melhoramos a maciez e demos sobrevida em algumas partes do sistema mais frágeis.
Notem que foram instalados rolamentos marinizados nela , pois tanto a parte frontal com os knobs sofrem o tempo todo com água e corrosão , isso diminui muito uma eventual quebra por oxidação.E chegamos ao fim de mais um review técnico.
Vocês querem customizar uma carretilha ou molinete comigo ?
zap(11)967808633
Considerações finais :
A curadinho é boa em maciez , atende bem para peixes até 5 kg , tem um peso razoável 185 gramas , mas é cara média de 1500,00 no mercado .
Quando falo de custo benefício , não acho ela boa , ou melhor tem melhores por preço bem menor no mercado,outro detalhe para ela ficar igual a de cima o rapaz gastou mais uma quantia em $$$$ , agora ela figura entre as melhores , mas poderia ter pego uma de menor custo e customizado ou de repente ter pego comigo o meu projeto mais novo :
DEFY
180 GRAMAS
DRAG 6 KG
RELAÇÃO 7,6/1
CARRETEL APOIADO POR 3 ROLAMENTOS
SISTEMA DE FREIO SCS (SMART CENTRIFUGAL SYSTEM`)
11 ROLAMENTOS
PINTURA CUSTOM
1 ANO DE GARANTIA
GOSTARAM ?
ESPERO QUE SIM
CHAMEM NO ZAP (11) 967808633
QUEREM UMA CUSTOM COM A LDS TUNING , ENTÃO ACHARAM, KKKKK
INSCREVAM -SE NOS CANAIS DO YOUTUBE : EDUARDO CHEDID
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INSTAGRAM : EDUARDO CHEDID
ABRAÇOS A TODOS !!!!!!!!
REVIEW TÉCNICO DA CURADINHO 71 XG ,SHIMANO POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING