SALVE GALERA !!!!!!

Hoje um review bem esperado do novo lançamento da Marine Sports , a BRISA LITE

 

JÁ HAVIA FEITO UM VÍDEO DELA PARA VOCÊS:

 

E AGORA O REVIEW TÉCNICO DELA !!!!!!

 

A brisa é uma carretilha mais que consagrada , excelente treinadora , mudou muito durante os anos (projetos diferentes) , mas mantém o nome tradicional dela.

Essa nova intitulada de BRISA LITE  , é projetada em cima da venator lite , porém com um custo bem menor.

Mas será que como suas antecessoras ela é boa ? confiável ?

Posso usar ela para peixes grandes ?

E o custo benefício dela ? É BOM ?

Bem vamos ver a partir de agora as entranhas dessa carreta, então sem mais apresentações formais vamos ao que interessa de fato.

Começando sempre pelas   ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DELA :

• Relação de recolhimento 7.5:1
• Rolamentos: (7BB + 1RB) ( ESSA DO REVIEW É A 8000 , 8 ROLAMENTOS)
• Chassi e laterais em grafite
• Carretel e manivela em alumínio
• Manivela com infinito anti-reverso
• Freio e botão do controle de arremesso com regulagem ponto a ponto
• Knobs mais confortáveis
• Duplo sistema de freio:
Freio Centrífugo de 4 pinos
Freio Magnético com 27 posições de ajuste
• Peso: 191g
• Capacidade de linha: Vexter X8 30lb(0.25mm) / 130m

A desmotagem a partir de hoje será total e as fotos serão tiradas a partir das peças já limpas e secas, no caso a foto abaixo mostra o corpo tampas e focinho da carretilha , eles são feitos do mesmo material (grafite)

Detalhe da tampa em grafite , vejam que essa carretilha oferece desarme da tampa com giro e é presa pela torre em alumínio que está na tampa , excelente pois não teremos perdas de tampas no meio das pescarias.

Essa carretilha possui 2 sistemas freio (centrifugo e magnético) denominado de DBS (dual brake system), sem dúvida muito confiável , uma carretilha que vem de fábrica doutrinada a ensinar a turma a pescar , o problema é que com o tempo e a experiência ela acaba se mostrando muito ¨travada¨ para arremessos de iscas mais leves (12 gramas para baixo).

Se comparada com a venator por exemplo , e ambas originais , ela lança a metade da sua prima rica.

Abaixo o sistema de regulagem externa do freio magnético , com 27 posições de ajuste ,mas numerado de 0 a 9, explico o porque , o sistema novo de freio magnético possui um paço muito menor que o antigo possibilitando maior número de regulagens , o que de maneira nenhuma inibe a ação dele do começo ao fim do arremesso , bom por um lado (incidência de cabeleira diminui) ruim por outro freia demais a carretilha.

A foto abaixo mostra os discos de freio magnético , acionado por 5 pastilhas de imãs tipo neodímio

 

 

Agora foto do carretel com o segundo sistema de freio (centrífugo) de 4 sapatas ao lado da tampa , esse sistema é considerado como secundário , aonde as sapatas são ligadas ou desligadas pelo pescador , e só entram em funcionamento no arranque do lançamento.

Importante citar que esse sistema só pode ser operado com a tampa removida da carretilha.

Acima foto mais aproximada do sistema de freio centrífugo

O carretel , é de alumínio com eixo de aço inox (muito bom) , aguenta desaforo do famoso freio digital ou freada no polegar (muito comum entre nós.)

A capacidade do carretel conforme dito nas especificações cabem 130 mts de linha 0,25 mm (referência vexter 8 fios) , mas é evidente que não entram esses metros , entraram 92 mts da maruri 8x nos testes aqui , não entupi ela de linha.

Simplesmente não entendo essa conversa dos fabricantes.

O carretel conforme dito possui eixo em aço inox e rolamento central de apoio preso pelo pino de engate do pinhão.

Focinho da carretilha em grafite sem detalhes e fechado .

Parte de trás do focinho .

Agora vamos as fotos do corpo da carretilha , todo em grafite , importante falar que a tampa lateral(manivela) é fixada ao corpo por 5 parafusos auto atarraxantes , gostei bastante disso , dá uma firmeza maior na carretilha e evita a tão temida torção na hora do embate com o peixe

o design dele como todos da atualidade é mais alargado e mais baixo , isso faz com que o encaixe da carretilha na mão seja confortável , vale a pena frisar também que a brisa assim como a venator lite são carretilhas de tamanho 100 (até um pouco abaixo) isso valoriza muito o uso delas para pescaria com iscas artificiais.

Partindo da teoria que o corpo da carretilha é estrutural dá até medo de manipular ele sem as peças , kkkk , muito leve , chega a torcer com facilidade , mas fiquem tranquilos pois quando ele está conectado as tampas (5 parafusos) e as outras peças ele fica bem mais firme.

Evidente que se essa carretilha tivesse o corpo em alumínio seria bem melhor , mas não podemos nos eaquecer que se trata de uma carretilha barata (na caso dos 250 a 350)

Agora vamos falar do sistema de tração e fricção da carretilha (conjunto motriz).

Vejam acima coroa e pinhão em latão (material menos nobre que o alumínio ) mas de minha preferência ,pois o desgaste é muito menor.

Fricção em papelão prensado e contra disco em fibra , isso garante os 4,5 kg de drag da carretilha, eu customizei essa carretilha há pouco coloquei carbono nela e consegui 8 kg de drag , um exagero, mas foi a pedido do dono.

Estrela do desarme e tampa da coroa em chapa (esperado).

Esse conjunto acima trabalha bem e dá bom tempo de vida a carretilha , principalmente pela pouca quantidade de drag vindo de fabrica.

Abaixo o sistema de sem fim e devaneador da carretilha (padrão doyo) apoiado por 1 rolamento apenas (a 11000 tem 2 rolamentos no sem fim).

Sem fim em latão cromado , unha em metal carro e corpo do sem fim em plástico.

Esse sistema é bem confiável , não tem nenhum tipo de susto em relação a ele.

O carro possui olho em titânio (linha multifilamento) e é ovalizado , para menor contato com a linha no lançamento.

A Doyo foi muito cuidadosa com o novo sistema de botão de desarme das novas carretilha (desde a série anterior).

Vocês se lembram como ele ficava duro com o passar do tempo , pois é havia um desgaste na travessa que segurava o botão e em muitos caos (brisa) a troca do corpo da carretilha se fazia necessário.

Com o sistema novo abaixo em teoria a Doyo resolveu esse problema pois ela fundiu a travessa do botão junto ao sistema de desarme , uma ideia mais que esperada por nós.

Era um defeitinho que deixava a turma brava.

Outra modificação que a meu ver ficou boa foi o tijolo de desarme , que era em antimônio e agora é em plástico com um pedaço de metal encaixado , além de melhorar o desgaste da peça junto ao corpo aumentou a leveza também , ponto muito positivo.

Mas , nem tudo é excelente nessa carretilha . chegamos ao  rolamento sem  fim dela.

Esse é do tipo comum (6 roletes) o mais simples que existe ,vejam ele trabalha bem , mas deixa

aquela folga para trás na manivela , gostaria de pagar um pouco a mais nela e ter um sem fim de micro roletes, uma pena de fato , mas vamos lembrar que se trata de uma carretilha bem barata !!!!

Chegamos então aos rolamentos e manivela.

A manivela da brisa lite 8000 vem com 2 rolamentos e 2 buchas de nylon.

O knob ou pegador é bem estranho muito chato e largo , eu achei bem desconfortável , kkk.

Tanto que foi substituída a manivela completa por outra em carbono com knobs mistos (cortiça/eva) e 4 rolamentos.

Mas é claro que isso vai de gosto o Felipe (dono da carreta) assim que pegou na mão já pediu para trocar.

Ela possui 8 rolamentos ,na foto não aparece o oitavo pois está instalado dentro do knob.

 

Os rolamentos são do tipo comum , não oferecem nenhum tipo de marinização ou especificação abec.

O caps (tampa/ ajuste do peso de isca) possui clique  ponto a ponto , e agora tenho que parabenizar a Marine Sports , realmente isso faz a diferença , pois além de deixar bem precisa a regulagem ele quase que impossibilita a perda ( muito comum nas pescarias)

 

 

 

 

 

A estrela já usa sistema de clique interno , não interfere em nada no funcionamento , é apenas diferente.

Aqui abaixo o kit estrela caps manivela , em alumínio bem resistentes com anodização em fumê

Bom gente pois é a brisa destrinchada para vocês.

O que acharam dela ?

Boa ?

Eu particularmente acho um bom custo benefício para quem está começando , boa treinadora , barata com recursos que as de ponta não oferecem.

E o melhor se quebrar ela por conta de um peixe grande ou imperícia , é barata e a manutenção também.

Querem um exemplo ?

Abaixo as fotos dessa carretilha acima toda customizada com :

*FRICÇÃO DE CARBONO (8KG)

*ROLAMENTOS ABEC 7 BOCA BEARING

*SISTEMA DE FREIO DESENVOLVIDO POR MIM O FAMOSO SCS (SMART CENTRIFUGAL SYSTEM)

*MANIVELA EM CARBONO COM KNOBS MISTOS (EVA/ CARBONO)

*PESANDO 183 GRAMAS

AMANHÃ VOU FAZER O VÍDEO DELA GIRANDO PARA VOCÊS.

 

 

 

 

 

O grande barato de fazer os reviews para vocês é que consigo apresentar ,todas as peças e opiniões para a turma e claro alertar para as qualidades e defeitos.

A brisa continua sendo sim uma boa carretilha , diminuiu , emagreceu ,é outro projeto , mas possui qualidades , um excelente custo benefício.

Deixo aqui o meu abraço a todos .

QUEREM SABER DA CHROMA?

POIS É ELA JÁ ESTÁ AQUI , VÍDEOS E REVIEW NA PRÓXIMA SEMANA ABRAÇOS A TODOS , NÃO DEIXEM DE SE INSCREVER NO CANAL DO YOUTUBE , DAR O JOINHA LÁ , ACOMPANHEM O SITE E SE PRECISAREM DE UMA CUSTOM:

ZAP (11)967808633 EDUARDO CHEDID  !!!!!!!!!!!!!!!!

REVIEW TÉCNICO DA NOVA BRISA LITE POR EDUARDO CHEDID/ LDS TUNING.
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