Salve galera !!!!
Aqui é o Eduardo Chedid / LDS TUNING , ZAP (11) 967808633
TRAZENDO PARA VOCÊS MAIS UM REVIEW TÉCNICO AGORA DE MOLINETE.
Mais um review técnico do molinete stradic ci4 da shimano , um molinete bastante consagrado pelo seu custo benefício.
Sabemos que esse molinete (stradic) foi fabricado em vários materiais , mas a série que mais chamou a atenção foi a de carbono ci4 pesando por volta de 209 gramas.
Fabricado na Malasia e já usando a tecnologia e conceito HAGANE tão comentada pela shimano e tão pouco explicada por eles:
¨O conceito HAGANE é seu destaque especial!
Totalmente redesenhado, com engrenagens forjadas a frio, sistema X-Ship e corpo super compacto, proporcionando melhor equilíbrio e peso reduzido.
Cada detalhe foi rigorosamente estudado para melhorar a sua experiência de pesca.
HAGANE – É um conceito de design, criado para suportar o uso contínuo e abuso extremo do equipamento. Engenharia de precisão da SHIMANO®, conferindo resistência e durabilidade.
Acompanhe o conceito HAGANE:
– Engrenagens HAGANE – Engrenagens de transmissão, em alumínio forjado a frio. Criadas por design 3D, com resultado incomparável na resistência e durabilidade.
– X- SHIP – Maior eficiência do poder de tração com muito mais suavidade e leveza.¨
Texto acima retirado do próprio site da shimano explicando como é feito o conceito hagane , em suma , forja a frio , com tecnologia de ponta e maquinas modernas.
Isso tudo feito na Malásia , e abro aqui um parenteses para falar um pouco sobre a migração das grandes fabricantes para a China , Malasia , Coréia.
Hj em dia as fabricas mais modernas do mundo estão nesses países , por conta de espaço , mão de obra mais barata ( não vamos discutir essa parte) e uma série de benefícios que os Governos dão para puxar as empresas pra lá.
Portanto vai ser cada vez mais comum e normal vermos a migração das empresas , e isso vai impactar nos preços , pois eles ficam mais baratos para nós , consumidores final.
Ja cheguei a escutar absurdos de carretilhas fabricadas no Coréia voltarem para o Japão e serem desmontadas para checagem.
Bom mas vamos aos fatos e fotos desse molinete.
ESPECS DELE:
Modelo: Molinete Shimano® Stradic 3000 CI4
N° de rolamentos: 7
Velocidade de recolhimento: 6.0:1
Material do corpo: Carbono
Material do carretel: Alumínio
Capacidade de linha: 0,22mm / 125m
Drag (fricção): 7kg
Peso: 196g
Começamos a desmontagem pelo carretel e aqui abaixo o sistema de fricção dele , o fabricante diz que ele oferece 9 kg de drag .
A fricção dele é composta por 6 arruelas 3 em chapa e 3 em feltro , entupidas de graxa ,a tampa do carretel possui uma vedação em borracha para evitar entrada de água no sistema.
A parte de baixo do carretel é um sistema atual da shimano para evitar aquela oscilação lateral do carretel que realmente incomoda a turma e realmente funciona , ela adotou isso para a maioria dos molinetes de ponta.
A sede do sistema de fricção .
Aqui o sistema de rotor dele , vejam que não possui nenhum tipo de trava o parafuso do molinete , tudo isso para aliviar peso.
Parte inferior do carretel com o sistema de contra fricção (*4 arruelas espaçadoras acima na foto) sistema de clique do carretel e uma bucha de nylon que em alguns modelos é rolamentos , portanto pode ser substituído , mas no caso de pesca no sal não é conveniente.
O rotor em carbono , na verdade toda a estrutura desse molinete é em carbono.
Antireverso do molinete .
Manivela de rosca , realmente esse sistema de rosca para a manivela deixa muito mais preciso e sem folgas o sistema , comparado com o sistema quadrado de eixo da shimano ou sextavado da maioria dos fabricantes.
Knob em eva roletado .
Porta de lubrificação e acionador do desarme do antireverso.
Vale a pena citar que o stradic modelo novo , já não possui mais o sistema de desarme do antireverso.
Aliás está sendo visto cada vez mais no molinete o fim desse desarme , logo mais não teremos essa opção nos molinetes mais modernos.
Sistema interno de oscilação do carretel .
Outro ponto a ser visto o eixo desse stradic é em aço , do modelo novo é em alumínio .
Eu prefiro esse aqui , menor chance de torção.
Aqui a peça mais problemática desse molinete , o corpo e a base de encaixe na vara.
Está descontinuado no modelo novo tb que é de alumínio , pois no modelo ci4 , ocorreram muitas quebras e simplesmente não existem peças de reposição.
A tão falada engrenagem em alumínio forjado a frio , uma engrenagem em alumínio anodizado em preto .
Muito precisa garante maciez ao conjunto.
Os famosos parafusos auto atarraxantes característicos dos corpos de carbono , ainda me assustam muito, kkkk.
O sistema de oscilação desse molinete é feito exatamente como os de carretilha usa um eixo sem fim( alumínio anodizado) e unha ( metálica revestida com nylon) , fica mais preciso e esforça muito menos a engrenagem principal , pois ela fica apenas com 1 função , diferente dos molinetes convencionais que ela possui 2 funções , nesse caso a possibilidade de desgaste dos dentes ou quebras é bem reduzida mesmo.
O pinhão por sua vez é apoiado por 2 rolamentos , maciez absurda.
Vale a pena frisar que os rolamentos com exceção dos de apoio da coroa ( manivela) são do tipo comum diferente do anunciado pela shimano , vejam nessa foto que o rolamentos a direta possui coloração diferente dos do pinhão .
Portanto foi verificado apenas 2 rolamentos antirust nesse molinete , os outros são do tipo comum.
Eixo em aço inox com peça responsável pela oscilação em alumínio fundido.
Foto do sistema de engrenagens secundário .
Essa é exatamente a tampa aonde os internos ficam todos instalados , tb em ci4.
E por fim o molinete na balança , ele está com linha enrolada o que aumenta de 2 a 3 gramas o peso final.
Considerações finais , um bom molinete com tecnologia de ponta embarcada , muito bem acabado , com pontos fracos de estrutura que dá muito defeito , mas que já foi solucionado com o modelo novo (corpo em alumínio).
Para os pescadores de tucunarés que querem uma opção para as carretilhas , uma excelente opção , leve macio com quantidade de rolamentos suficientes.
Vale o que pedem?
Aí fica a critério de cada um
É uma boa compra?
Sim e seria muito melhor se o preço fosse mais baixo .
Bom amigos por enquanto é só , aguardem o review do irmão mais novo o stradic hagane hg.
Precisando de uma custom , pintura ? (11) 967808633 EDUARDO CHEDID
ABRAÇOS A TODOS !!!!!